Jardim em vasos: que tipo de vaso ou floreira é melhor para plantar?

Cultivar plantas em vasos permite que tenhamos jardim em qualquer espaço. Podemos ter vasos de plástico, de cerâmica natural ou vitrificada, de cimento, de  concreto, e ainda vaso reciclado usando-se tinas de madeira, por exemplo. O peso do vaso é um fator importante principalmente se o local for uma sacada ou  cobertura de casa.

vaso de plástico sacada jardim paisagismo
Foto Helena Schanzer – Vaso de plástico com camarão-vermelho e jasmim perfumado do tipo trepadeira
vasos de ceramica natural com geranio - jardim de helena
Foto: Helena Schanzer – vaso de cerâmica natural com geranios

Os vasos de plástico são tendência atual por serem leves e de baixo custo. Existem hoje muitos modelos que imitam diversos materiais com perfeição.  No mercado vamos encontrar vasos de plástico mais simples até linhas importadas mais sofisticados e até com rodízios embutidos. Os módulos de  vasos plásticos encaixáveis para cultivar uma horta caseira são uma opção interessante.

 

vaso para horta
Foto: Helena Schanzer – Módulos encaixáveis para cultivar horta em casa.

Os vasos de cimento ou concreto são pesados, resistentes e duráveis. E, se não queremos o vaso na cor de concreto, pode-se pintar com tinta PVA na cor desejada.

vasos de cimento
Foto: Helena Schanzer – vasos de cimento e concreto

Os vasos de cerâmica podem ser de barro na cor natural e conferem um aspecto rústico e natural. Os vasos de cerâmica vitrificados são lindos e são ao mesmo tempo artesanais e sofisticados. Os vasos vitrificados vietnamitas são lindos e decorativos, verdadeiras obras de arte.

ceramica vitrificada
Foto: Helena Schanzer – Vaso de cerâmica vitrificado
vasos de ceramica natural jardim paisagismo sacada
Foto: Helena Schanzer – vasos de cerâmica natural

 Para os vasos de concreto, cimento ou de cerâmica, uma dica é pintar com tinta impermeabilizante a parte interna para evitar que fiquem com manchas brancas na parte externa. Já nos vitrificados não acontece isto. Os vasos de madeira e inox são usados como cachepos, ou seja, plantamos em um vaso de plástico e colocamos dentro do cachepo. Plantar direto no vaso de madeira, só se for madeira de lei, cada vez mais rara hoje em dia.

pizaria braz rj frutiferas
Foto: Helena Schanzer – vaso de tinas de madeira com temperos

Existem ainda vasos feitos de fibras naturais (de côco, por exemplo) que são biodegradáveis usados para o plantio de orquídeas e espécies de tamanho pequeno.

Quando plantamos um vaso é importante lembrar que vamos colocar a planta fora do solo natural. Isto quer dizer que a drenagem da água da chuva e da rega não ocorrerá de forma natural. Teremos que criar condições para o escoamento da água. E, prover nutrientes para a planta, já que a raíz não terá onde procurar por estar confinada no vaso.

Em relação ao pratinho que se coloca embaixo do vaso, hoje devido ao problema da dengue, opta-se por não colocá-lo. No caso de usar o prato, a dica é completar com areia fina no prato para que a água não fique acumulada.

Uma boa dica é colocar suporte com rodízios para o caso de eventualmente ser necessário mover o vaso.

Dicas de plantio e drenagem veja aqui.

6 ideias sobre “Jardim em vasos: que tipo de vaso ou floreira é melhor para plantar?”

  1. Sou leigo no assunto, mas por coincidência estava conversando esses dias justamente sobre isso, com um cara que entende.

    Ele disse o seguinte “planta nenhuma se desenvolve de forma plena naturalmente em um vaso, portanto do ponto de vista objetivo, nenhuma é adequada para vasos. Mas se você plantar uma figueira, ela chega até a dar figos doces. Só que menores.”

    E lendo sua publicação surgiu uma dúvida, em caso de ambientes menores como em um apartamento. Qual o melhor tipo de vaso para utilizar? materialmente falando.

    Parabéns pelo blog!

    Att, Robert.

  2. Boa noite,

    Sugiro para ambientes menores usar vasos de plástico se tiver limitações com o peso. O vaso de ceramica natural e o vitrificado são muito ornamentais.

    Abraços!
    Jardim de Helena

  3. Logo mais irei postar um post sobre uma horta caseira feita em apartamento com temperos e hortaliças!
    Jardim de Helena

  4. Ola, boa noite!
    Tenho uma tina de madeira onde quero plantar temperos como salsinha e manjericao. Como ela é nova, nao sei se deve ser impermeabilizada. Caso sim, o que posso usar, para que nenhum residuo eventualmente toxico contamine as plantas?
    Desde ja, obrigada pela atencao!!
    Flavia Schmidt

  5. Olá Flávia,

    Sugiro passares (pintar) uma a duas camadas de vedapren (impermeabilizante) por dentro do vaso/tina, fazer uma camada de drenagem com brita e colocar um bidim e depois a terra/composto organico.
    Boa sorte no plantio! abraços,
    Blog jardim de Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *