Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Você sabia que existem flores comestíveis e saborosas?  Estamos acostumados a comer flores como brócolis, couve-flor e não nos damos conta que são flores de plantas.  A novidade é que hoje existem fazendas especializadas no plantio de flores comestíveis e o mercado da alta gastronomia é o grande consumidor. Cultivam-se flores coloridas e atrativas para saborear  e enfeitar os pratos.  Flor não engorda, tem nutrientes e as calorias  equivalem as de uma verdura. Devem ser consumidas flores cultivadas sem agrotóxicos e apropriadas para este fim.

Foto: Pixabay - flor de cravina

Foto: Pixabay – flor de cravina

Preste atenção, porque existem muitas flores que são tóxicas,  antes de consumir, informe-se que flor está pensando em comer. Segue uma lista das flores comestíveis mais cultivadas e consumidas.  A planta Capuchinha (Tropaelum majus), também chamada de Chagas, é uma herbácea rasteira que gosta de sol.  Planta de fácil cultivo, se alastra pelo canteiro. As flores de cor vermelha, laranja, branca e amarela são muito ornamentais.   A flor é usada  crua em saladas.

pixabay chagas

Foto: Pixabay – Flor-de-chagas, capuchinha

A planta conhecida como Amor-Perfeito (Viola tricolor) é uma herbácea perene  com flores vistosas e coloridas. Gosta do clima frio e é bem rústica. As flores  tem textura aveludada e sabor refrescante. Boa para saladas ou para aromatizar vinagres.

Foto: Pixabay  - amor perfeito

Foto: Pixabay – amor perfeito

A rosa (Rosa sp.) é uma flor  usada com ornamental e por suas propriedades aromáticas e culinárias. São dezenas de espécies de roseiras de diversas cores, algumas arbustivas, outras trepadeiras. A utilização da flor da roseira é muito tradicional na cozinha árabe. É usada em cremes e sorvetes. As pétalas da rosa podem ser  usadas em limonadas e sumos de laranja para dar um toque exótico. Além de saborosa quando usada em saladas e como ingrediente de doces e salgados.

rose-715396_1280

Foto:Pixabay – roseira

A flor da planta cravina (Dianthus chinensis) é  muito usada para enfeitar pratos  em restaurantes espanhóis. A flor da cravina é o ingrediente de saladas, sobremesas doces e saladas de frutas.

Foto: Pixabay – Dianthus barbatus – Cravina

As flores comestíveis  são usadas dentro do gelo para enfeitar as bebidas ao servir.  Na alta gastronomia são muito usadas: a flor de alface,  a flor da pimenta (o sabor da flor lembra a pimenta, mas é suave, a flor do manjericão e a flor da erva-doce.   Nas fazendas de cultivo de flores comestíveis, após a colheita, as flores são higienizadas e armazenadas na geladeira. Podem durar até 7 dias se devidamente embaladas e resfriadas.  E agora, após aprender sobre as flores comestíveis , você vai enxergar as flores com outros olhos!!!