Existem diversas árvores da espécie Ficus que são nativas do Rio Grande do Sul e são imunes ao corte pela legislação, ou seja, não podem ser cortadas. Em situações especiais podem ser transplantadas mediante autorização da prefeitura. As figueiras nativas do sul* são das espécies: Ficus enormis, Ficus guaranítica, Ficus insipida, Ficus** luschnatiana, F. Monckii** e Ficus organensis**, todas árvores de grande porte que devem ser plantadas na terra em espaços abertos amplos e ensolarados. Farei um post mais adiante sobre esta árvore magnífica.
Neste post falarei sobre uma espécie de figueira exótica, o Ficus benjamina*** que se adaptou muito bem no Brasil. O Ficus benjamina é uma árvore perene de 10-15 metros de altura, nativa da India, China, Filipinas, Tailandia, Austrália e Nova Guiné. Cuidado ao usar esta árvore! Ela é muito usada como planta ornamental dentro e fora de casa. É usada em vasos e tolera ambientes ventosos, frio, inverno rigoroso, verão quente e seco, ou seja, é super resistente e o seu grande problema é o sistema radicular super agressivo. As raízes desta árvore entopem canos, arrebentam os vasos (mesmo os de cimento), rompem calçadas e as raízes vão causando o maior estrago por onde se alastram. Também é provida de raízes aéreas. Esta espécie de Ficus benjamina, exótica, quando pequena até se pode cultivar em vasos, mas conforme crescem vão ficando enormes e não se deve replantar em qualquer lugar em função das raízes poderosas e do tamanho adulto da árvore. Se for plantar no solo, plante em locais grandes, sem calçadas, sem redes elétricas aéreas, nem tubulações de qualquer espécie. No final do post mostro para vocês os estragos que uma árvore destas causou numa floreira de um apartamento, entupindo toda tubulação. É impressionante!

Foto: Common wikimedia – Ficus benjamina em vaso.
O Ficus benjaminha da foto abaixo foi plantado na floreira da sacada de um apartamento. Olha as raízes que ocuparam a parte interna da tubulação, obstruindo o cano do pluvial e causando o alagamento da sacada. Foi preciso quebrar o cano para remover do seu interior as raízes do Ficus benjamina. Olha o formato das raízes: ficaram como o cano onde estavam alojadas.

Foto: Helena Schanzer – raízes do Ficus benjamina no formato da tubulação de água que o Ficus invadiu.

Foto: Helena Schanzer – raízes do Ficus benjamina como ficaram depois de retiradas de dentro do cano

Foto: Helena Schanzer – cano que teve que ser quebrado para retirar as raízes da árvore Ficus benajmina que estava obstruindo

Foto: Helena Schanzer – raízes da árvore Ficus benjamina no formato da tubulação de água que o Ficus invadiu.
*Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil/Harry Lorenzi. Nova Odessa, SP. Editora Plantarum, 1992. Brasil.
*Árvores do sul:guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz. 2002.
***Árvores exóticas no Brasil, Harry Lorenzi et alli. Nova Odessa, SP. Instituto Plantarum, 2003. Brasil.
Tem uma dessas , Benjamina,em nossa propriedade.Já matou quase todaos os butiazeiros e esta se alastrando pela mata nativa. Não para de estrangular e florescer sobre as outras.
Como fazer para eliminá-la?
Boa tarde Marilise,
A árvore Ficus benjamina é uma espécies exótica, de porte grande quando adulta, com crescimento rápido e vigoroso, muito invasiva. Nesta situação que descreves, que está matando os butiazeiros e a mata nativa, o indicado é retirar este Ficus desde a base, priorizando o desenvolvimento das espécies nativas. Para isto, contrate equipe especializada em remoção de árvores.
abraços
Helena
Tenho um ficus que já entupiu a tubulaçao dos vasos sanitarios mais de uma vez. Quero eliminá-lo, infelizmente. Tens alguém em Capão da canoa para indicar?
Acredito que na jardineira do apartamento 1002 tem um pé de ficus.
tem que quebrar o cano para tirar as raizes.
Bom dia Rui,
O Ficus benjamina é um perigo, entope os canos da floreiras, tem que cuidar!
abraços!
Helena