Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Israel é um país de vanguarda em diversos setores e se destaca numa área em especial: a gestão da água. O clima do país é desértico-mediterrânico e a água por lá é um recurso escasso. Shimon Peres, importante político israelense, Premio Nobel da Paz, foi presidente de Israel até 2014, alguns anos atrás esteve em São Paulo e fez um discurso na FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo) cujas palavras não saíram da minha mente e transcrevo aqui: – “A água será o futuro da indústria alimentícia. Existe muita água no planeta, mas somente 1% da água é potável. Milhões de crianças morrem no mundo por não terem acesso à água. Mas podemos produzir água de várias maneiras e uma delas é economizando água. A água que economizamos é a mais barata, e se reciclarmos, dobraremos a quantidade de água.”

israel-555771_1280

Foto: Pixabay – Israel – Lago Kineret

Com esta idéia, a economia israelense focou na gestão do abastecimento da água em períodos de escassez, juntamente com a indústria local que ganhou a posição de especialista mundial no setor. Israel reutiliza as águas residuais para irrigação agrícola há mais de 60 anos e atualmente reusa mais de 75% das suas águas residuais de acordo com o site do ministério de Israel. Desta forma, este pequeno país desenvolveu a expertise em relação a questão do tratamento das águas residuais, a purificação e a reutilização da água na agricultura e na indústria.

golan-heights-176914_1280

Foto: Pixabay – Norte de Israel – Golan

De acordo com o ALEF News e o jornal The New York Times, as realizações de Israel no setor de água são destaque no mundo todo. ‘‘Há seis anos, estivemos em uma situação muitíssimo próxima de alguém abrir a torneira em algum lugar do país e não sair água”, revelou ao jornal Uri Schor, porta voz da Autoridade Hídrica do governo. Hoje, há água em abundância em Israel. Israel tornou-se líder mundial na reciclagem de águas residuais para a agricultura. O país trata 86% do seu esgoto doméstico, reciclando-o para uso agrícola – volume que representa cerca de 55% de toda a água utilizada na agricultura. Mais de 50% da água para residências, agricultura e indústria é produzida artificialmente, porcentagem maior do que em qualquer outro lugar no mundo. Quatro usinas privadas de dessalinização entraram em operação ao longo da última década. Uma quinta deve estar pronta dentro de alguns meses.”  Por outro lado, Israel tem que lidar com a contaminação das águas subterrâneas e com o alto custo da água para consumo dos habitantes.

jerusalem-173571_1280

Foto: Pixabay – Israel – Jerusalem- paisagismo na cidade antiga

waterfall-166539_1280

Foto: Pixabay