Sabia que as figueiras nativas do sul são proibidas de cortar pela legislação?

Existem diversas árvores da espécie Ficus que são nativas do Rio Grande do Sul e são imunes ao corte pela legislação, ou seja, não podem ser cortadas. Em situações especiais podem ser transplantadas mediante análises, laudos técnicos e autorização da prefeitura. As figueiras nativas do sul* são das espécies: Ficus enormis, Ficus guaranítica, Ficus insipida, Ficus** luschnatiana, F. Monckii e Ficus organensis, todas árvores de grande porte que devem ser plantadas na terra em espaços abertos, amplos e ensolarados. Todas espécies do gênero Ficus possuem sistema radicular robusto e agressivo de forma que se deve ter critérios ao plantar esta imponente e majestosa árvore. Uma figueira-nativa pode viver mais de cem anos.

figueira nativa adulta
Figueira nativa adulta quase centenária  em clube – Foto: Helena Schanzer

Por ser uma árvore nativa, ela interage em harmonia com a flora e a fauna local: hospeda diversas plantas epífitas como orquídeas e bromélias e o fruto é apreciado e comestível pela avifauna e pequenos animais silvestres. As aves ingerem o fruto  e defecam a semente sobre os galhos de outras árvores servindo de dispersoras destas árvores.

Ficus enormis - figueira nativa
Ficus enormis – espécie de figueira nativa muito comum no em Porto Alegre- Foto: Helena Schanzer

A semente germina e cresce sobre outras árvores que servem como hospedeiras. Podem crescer até mesmo no meio das pedras e do cimento, olha a foto abaixo! Quando isto ocorre é um perigo, temos que remover a planta antes que cresça.

figueira no muro
Foto: Helena Schanzer – Semente de figueira nativa que  germinou no muro

 

Um dos restaurantes mais bacanas e luxuosos de São Paulo , o famoso “A Figueira Rubaiyat“, tirou partido da enorme figueira nativa existente no terreno: criou uma cobertura transparente que abriga as mesas na rua e tem uma atmosfera incrível. As mesas mais disputadas são justamente sob os galhos da copa gigante da árvore centenária.

A Figueira Rubaiyat - galhos sobre o restaurante
A Figueira Rubaiyat – galhos sobre o restaurante

 

As folhas da figueira nativa podem ser pequenas ou grandes, variam conforme  espécie.

 

Dica: Existe uma espécie de figueira exótica muito plantada em vasos e nos jardins que causa bastante estragos devido as suas raízes!  Dá uma olhada para saber mais em Ficus benjamina.

 

*Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil/Harry Lorenzi. Nova Odessa, SP. Editora Plantarum, 1992. Brasil.

*Árvores do sul: Guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz. 2002.

Uma ideia sobre “Sabia que as figueiras nativas do sul são proibidas de cortar pela legislação?”

  1. As figueiras de Porto Alegre sao imponentes, belas em seu conteudo. A famosa figueira da Praça XV de Floripa, conhecida como figueira mata-pau, figueira do mato, figueira folha miúda e figueira brava são nomes populares para a Ficus organenses (mic.) tambem nos faz refletir no bem que trazem ao seu entorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *