Ao invés de utilizar os tradicionais telhados, a cobertura desta casa é verde (com vegetação). A grande vantagem da cobertura verde é que agrega conforto térmico, bem estar, visual agradável , além de absorver a água da chuva. A arquiteta Angela Bohrer e esta blogueira que vos escreve projetamos estes telhados verde da casa. Sobre a laje de concreto criou-se o jardim onde se cultivam temperos, frutíferas e plantas nativas que atraem beija flores. Transformou-se em área verde um espaço que, se fosse pavimentado, seria árido e sem vida.
O jardim foi planejado na etapa do projeto da casa. Isto foi fundamental para que o peso final, quando os arbusto já estivessem crescidos, estivessem previstos no projeto estrutural. A impermeabilização da laje de concreto, o caimento e a drenagem dos terraços são fundamentais para o sucesso do jardim suspenso. A grama, os perfumes e os temperos criaram uma atmosfera aconchegante para a casa.
Na sequencia de fotos abaixo temos o passo a passo da execução do jardim: a colocação do bidim sobre a brita, o substrato e o jardim pronto, alguns meses após implantado. Toda esta obra foi possível graças a projetos de engenheiros e arquitetos e acompanhamento técnico dos mesmos. A equipe de profissionais formada pela Arq. Angela Bohrer, a equipe de engenheiros da Appel Engenharia, capitaneada pelo eng. Paulo Appel, a engenheira estrutural Claudia Kusiack planejaram e executaram a residência com o telhado verde. O telhado verde foi planejado e executado pela eng. agrônoma Helena Schanzer e, antes da casa estar concluída , os jardins já estavam prontos. A equipe de plantio foi do Eng. Agricola Egon Zounar.
O terraço da foto está a 3 metros acima no solo e fica sobre a garagem da casa. No telhado verde, o produto usado como “terra” foi elaborado com composto orgânico e cascas de eucalipto. Este composto orgânico, também chamado de fertilizante orgânico é resultante do tratamento de resíduos orgânicos do processo da fabricação de celulose. Este substrato garante a drenagem, densidade e permeabilidade perfeita para o funcionamento do jardim, pois retêm água na medida certa para a vegetação e não fica encharcado. O sistema de telhado verde cria uma “esponja” para absorção da água da chuva e das enxurradas, que é coletada para uma cisterna para ser reusada na irrigação.
Para conhecer as espécies de vegetação que se cultivam neste telhado verde clique aqui: Lavanda, azaléas, pitósporo, hortelã, alecrim, alpinea, framboesa e outras.
Não sabe por onde começar a plantar? Clique aqui para aprender como plantar.
Olá, Helena!
Parabéns por tanta informação preciosa!!! Gostaria de saber se posso colocar um pé de Lichia em um jardim suspenso, pois, tenho uma caixa de concreto de 1,20m de altura por 90 cm de largura. Essa caixa já tem um pé de pitaia plantado, mas creio que tem espaço para uma árvore pequena, Isso é possível?
Olá Adriana, que bom que você está aproveitando as informações!
A árvore da Lichia é grande, atingindo 15-20 metros de altura quando plantada no solo. Minha sugestão é que plante a Lichia na floreira (se tiver estrutura que suporte o peso) e controle o crescimento com podas, deixando a árvore com no máximo uns 3 metros de altura sempre. Bom cultivo e boa colheita! Abraços, Equipe do Blog Jardim de Helena