Conheça a árvore com flores rosas que anuncia a primavera antecipada

A árvore que colore de rosa nossa paisagem é o ipê rosa ou roxo, de nome científico  Tabebuia  avellanedae.  Apesar do nome  comum ser ipê-roxo, as flores, são na realidade cor-de-rosa e colorem a cidade toda de rosa dando as boas vindas para a primavera antecipada.  Esta árvore é a mais cultivada como ornamental devido a  sua espetacular floração.

Tabebuia avelanadae
Ipê-roxo – Tabebuia avelanadae Foto: Helena Schanzer

Árvore nativa

O ipê é uma árvore caducifólia nativa da América do sul e nas nossas matas é pioneira. Isto quer dizer que é uma das primeiras árvores a aparecer nas formações de uma mata nativa inicial por ser mais rústica, tolerante ao sol pleno, crescimento rápido e menos exigente em cuidados. Esta espécie foi bastante explorada pela qualidade da madeira que é considerada ‘madeira-de-lei’ ( significa que a madeira é dura e resistente, dura muitos e muitos anos).  O ipê é muito usado no paisagismo em  praças, parques e calçadas.  A árvore do ipê adulta pode crescer até 35 metros de altura. As sementes dos ipês são aladas,  elas voam!  Explico melhor: quando o fruto do ipê amadurece, o fruto, que é uma vagem, seca e abre.  As sementes possuem um ‘design’ com uma borda fininha e são levadas pelo vento para longe da planta mãe a fim de dispersar a espécie.   As flores do ipê são comestíveis, os frutos não.  Além do ipê roxo,  existem outras espécies como o Ipê – amarelo (Tabebuia crhysotricha e Tabebuia alba),  ipê- branco (Tabebuia roseo-alba). Existem também ipês com flores em tons rosa-salmão. É interessante observar que o ipê perde todas as folhas e depois  começa a  floração.

ipê-amarelo
Ipê-amarelo, com plantas epífitas nos troncos Foto: Helena Schanzer

 

 Glossário:

Árvore caducifólia = árvore que as folhas caem no outono e rebrotam na primavera.

Plantas epífitas = plantas que vivem sobre outras plantas para apoiar-se e terem mais luz do sol, não prejudicam a planta onde ficam.  Não são parasitas. Exemplos de plantas epífitas: maioria das orquídeas e bromélias, algumas espécies de cactáceas, líquens, entre outras.

3 ideias sobre “Conheça a árvore com flores rosas que anuncia a primavera antecipada”

  1. Realmente os ipes resolveram florescer antes este ano e brindar com suas belas flores. Na foto acima, do ipe-amarelo, ha plantas epífitas, como mencionado, comuns em muitas arvores. Gostaria de saber o nome dessa planta que tem uma flor lilas que da para ver na foto.

    Grato

  2. Bom dia Anderson!
    A planta epífita que habita os galhos das árvores e tem flores na cor rosa-lilás é uma bromélia do genero Tillandsia. O nome comum é cravo-do-mato.
    abraços,
    Helena Schanzer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *