Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Este jardim vertical reveste uma parede de 22 m2  no hall de entrada na agência Estilo Centro Histórico do Banco do Brasil em Porto Alegre. A criação da parede viva contribui para  melhorar o conforto térmico e estético, além de humanizar o ambiente interno. O local é coberto com vidro e tem luz natural adequada para o cultivo de folhagens adaptadas à meia-sombra. Pensando nisto, selecionei para plantar neste jardim vertical,  12 espécies diferentes de  plantas tropicais  como epífitas e forrações com raízes superficiais. Estas espécies não gostam de sol direto e precisam de luminosidade natural.

jardim vertical

Jardim vertical de agencia bancária – foto: Helena Schanzer

A parede foi revestida com floreiras suspensas  fixas e preenchidas com um substrato especial. O substrato usado é rico em húmus,  permite que água da irrigação seja drenada, as folhagens se desenvolvam e durem bastante tempo, com manutenção periódica. Para o sucesso do jardim vertical  a irrigação é feita por gotejamento com timmer que possibilita a programação da irrigação diária das plantas. A adubação será realizada via irrigação.

Detalhe vegetação

Detalhe vegetação: orquídea, afelandra. samambaias foto: Helena Schanzer

As 12 espécies de vegetação plantadas neste jardim vertical são: samambaia-americana, samambaia -havaiana, samambaia renda-portuguesa,  marantas e  calatéas de 5 espécies, orquídea chuva-de-ouro, Philodendro-xanadu, aspargo-vela e afelandra.

O projeto da vegetação foi desenvolvido por mim em  parceria no projeto e na execução com o  engenheiro agrícola Egon Zounar e equipe, da Cactus Paisagismo.  A irrigação  por gotejamento foi  projetada e executada pelo engenheiro agricola Rubens Voges e equipe da Hidrossistemas.

Espécies usadas –  Fotos Helena Schanzer: