Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A árvore é o melhor condicionador térmico natural que existe.   A árvore refresca a temperatura,  fornece sombra, além de melhorar a qualidade do ambiente do entorno dela. E como isto acontece? As árvores tem uma capacidade térmica incrível de absorver a energia e o calor do sol. E os transformar em oxigênio após vários processos químicos-físicos que ocorrem no seu interior.  A planta faz esta transformação de energia com custo zero, todos os dias.

Foto: Helena Schanzer  arborização ruas Rio Janeiro- Barra

Foto: Helena Schanzer – Arborização de ruas no Rio Janeiro- Barra- RJ

 

Entenda porque caminhar  embaixo das árvores é mais refrescante

A temperatura da superfície de uma rua varia conforme o tipo de material que a reveste. Por exemplo, se a rua é de asfalto, a cor preta e o material asfáltico ocasionarão altas temperaturas junto a superfície do asfalto quando o sol incidir ali. Por outro lado, se a cobertura da rua for grama ou se a rua for arborizada, a temperatura será alguns graus Celsius*  inferior em função do comportamento da luz solar nas folhas das plantas.  Os raios do sol atingem a superfície foliar das árvores e do gramado e esta energia é absorvida e transformada em água (por transpiração), oxigênio e um percentual baixo será refletido na forma de calor. Olhe como funciona no desenho a seguir:

Comportamento da luz solar na folha da planta - Desenho e arte: Helena Schanzer

Comportamento da luz solar na folha da planta – Desenho e arte: Helena Schanzer

As árvores oxigenam o ar que respiramos, através da realização da fotossíntese liberando o oxigênio. Também umidificam o ar porque as árvores transpiram  liberando água. Além disto, as folhagens absorvem a poeira do ar.

Foto: Pixabay  - Árvores e gramado: garantia de temperaturas agradáveis

Foto: Pixabay – Árvores e gramado: garantia de temperaturas agradáveis

Foi feito um experimento para verificar a variação da temperatura embaixo da copa da árvore e sobre o asfalto:

Em um dia de sol, com temperatura do ar de 31°C na rua, mediu-se a temperatura do asfalto a uma distancia de 1 metro na vertical: mais de 50°C, bem quente. Junto ao tronco e embaixo da copa da árvore, mediu-se da mesma forma a temperatura e estava em 31°C. Já no gramado ao sol, a temperatura era de 39°C.   Conclusão, a diferença de temperatura do asfalto para embaixo da copa da árvore junto ao tronco é de 19°C para a superfície com grama. E 11°C da grama para o asfalto. (ocorre o mesmo com o piso de basalto das calçadas). É uma variação bem grande de temperatura! Para saber mais sobre este estudo, olhe minha dissertação de mestrado nos links (ver na página 52):  http://hdl.handle.net/10183/3203

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3203/000383518.pdf?sequence=1

 Então, agora ficou claro porque árvores fazem toda a diferença no clima das cidades?

*  graus Celsius = °C

Veja também: Porque as árvores caem no temporal?