Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Sabe aquela  planta conhecida como barba-de-pau ou barba-de-velho que fica pendurada nas árvores?  Muito usada para fazer decoração de Natal, no presépio e no ninho de Páscoa? Estava na Floricultura Blumengarten e encontrei um pacote com a barba-de-pau.  Tive que filmar e mostrar para vocês porque é uma planta muito peculiar. As pessoas nem imaginam que aquele material parecido com palha macia cinza é uma bromélia. Estas plantas crescem sobre as árvores e são epífitas (não são parasitas). O nome comum é  barba-de-pau, uma planta epífita da família das bromeliáceas, de nome científico Tillandsia usneoides*As folhas são muito finas e se alongam formando fios extensos. Tais fios caem do alto dos galhos das árvores em locais ensolarados e com alta umidade no ar. Se reproduzem atráves de pedaços da planta, adoram como suporte as árvores figueiras-nativas.  A “barba-de-pau” tolera geadas  e ocorre  no sul do país.

www.lucy.net

A barba-de-pau é a bromélia a esquerda. Encontrado em www.lucy.net

freakonaturezzz.blogspot.com

Bromélia barba-de-pau é que está pendurada nos galhos – Encontrado em freakonaturezzz.blogspot.com

Originária das Américas tropical e subtropical, é uma bromélia bem diferente das outras. Tem folhas modificadas e a flor é quase imperceptível.

barba de pau

A barba-de-pau, bromélia no seu habitat natural: a copa das árvores figueira-nativa Foto: Helena Schanzer

Veja o vídeo contando sobre esta bromélia barba-de-pau tão usada em decoração. Devem ser cultivadas para este fim, o extrativismo destas plantas é proibido.

qUER

Aprenda sobre jardinagem caseira no curso online, inscrição no link: