Sabe aquela planta conhecida como barba-de-pau ou barba-de-velho que fica pendurada nas árvores? Muito usada para fazer decoração de Natal, no presépio e no ninho de Páscoa? Estava na Floricultura Blumengarten e encontrei um pacote com a barba-de-pau. Tive que filmar e mostrar para vocês porque é uma planta muito peculiar. As pessoas nem imaginam que aquele material parecido com palha macia cinza é uma bromélia. Estas plantas crescem sobre as árvores e são epífitas (não são parasitas). O nome comum é barba-de-pau, uma planta epífita da família das bromeliáceas, de nome científico Tillandsia usneoides*. As folhas são muito finas e se alongam formando fios extensos. Tais fios caem do alto dos galhos das árvores em locais ensolarados e com alta umidade no ar. Se reproduzem atráves de pedaços da planta, adoram como suporte as árvores figueiras-nativas. A queda no chão da planta representa a morte porque ela seca. A “barba-de-pau” tolera geadas e ocorre no sul do país.
Originária das Américas tropical e subtropical, é uma bromélia bem diferente das outras. Tem folhas modificadas e a flor é quase imperceptível.

A barba-de-pau, bromélia no seu habitat natural: a copa das árvores figueira-nativa Foto: Helena Schanzer
Veja o vídeo contando sobre esta bromélia barba-de-pau tão usada em decoração. Devem ser cultivadas para este fim, o extrativismo destas plantas é proibido.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ORu3Xk7UdOo]
**************
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
segunda a sábado das 08h às 18:30h (horário de verão)
domingos e feriados das 10h às 18h
ENDEREÇO
Rua Dr. Salvador França, 1750
Bairro Jardim Botânico III Perimetral
Porto Alegre / RS – com estacionamento próprio
Fone: (55) 51 3338 1588
**************
*Essa é uma postagem comercial. O conteúdo foi redigido pelo Jardim de Helena (Helena Schanzer) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora do blog teve liberdade para escolher, avaliar ou até mesmo vetar (se necessário) marcas ou produtos. É a garantia que você (leitor) terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializa
* As plantas tropicais de R. Burle Marx. Harri Lorenzi e Luiz E. Melo Filho . Instituto Plantarum de estudos da Flora Ltda. Nova Odessa-SP. 2001.
Siga Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter