Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Uma das pragas que causam danos às plantas são as formigas cortadeiras. São insetos que em uma noite devoram uma planta inteira. Faço controle de formigas cortadeiras no meu jardim com um intervalo de um a dois anos. Quando se coloca iscas tóxicas, dá uma diminuída na população delas por um período longo. Não pretendo exterminar as formigas do meu jardim, somente quero que não devorem minhas plantas. Quero conviver em paz com as formigas. Quando usamos iscas tóxicas para matar as formigas cortadeiras, devemos colocar estas iscas granuladas sobre recipientes plásticos ou de vidro de modo a impedir o contato do produto com a terra e a água. Nunca devemos colocar direto no formigueiro e tampouco direto sobre o solo.

ant-947402_1280

pixabay

Devemos usar luvas para manusear, lembrem: é veneno. Se mata um formigueiro em 1 a 2 dias, é poderoso. Evitem inalar e não tocar, armazenar em local seco e com segurança. Não colocar junto com outros produtos como tintas, ração e outros insumos para não contaminar o cheiro da isca e perder a atratividade para a formiga.

DICAS FUNDAMENTAIS PARA O USO ADEQUADO DA ISCA TÓXICA:

As iscas tóxicas para formigas cortadeiras são venenos que não podem pegar umidade, JAMAIS coloque direto na terra, no solo. Coloque a porção da isca em recipiente protegido, ao lado da trilha do formigueiro e perto do tronco das plantas que elas costumam atacar.

1. Perdem todo sua eficácia com o contato com a umidade que vem do solo e do ar.

2. CONTAMINA tudo: a terra, o solo, o lençol freático, a microvida do solo. Mantenha bebes e crianças longe do produto. Cuidado com os animais de estimação.

3. Contamina as plantas que estão por perto do veneno. Por exemplo, planto hortelã e como as folhas. Já pensou alguém colocar o veneno do ladinho da muda? Não dá, né?  Não há agricultura orgânica que aguente!

4. A isca tóxica comercializada é a base de sulfuramida, atraí a formiga através do cheiro. A formiga carrega a isca granulada para dentro do formigueiro, o veneno mata o fungo que serve de alimento para a formiga.

5. Aplicar a isca uma única vez em dia seco, da maneira correta e na quantidade adequada para o tamanho do formigueiro. Não repetir se as formigas desaparecerem. Somente usar novamente se notar que elas voltarem em grande quantidade. Elas tem hábitos noturnos, observe a trilha das formigas a noite.

Não colocar a isca tóxica na terra direto, contamina!! usar um recipiente com a isca granulada

Não colocar a isca tóxica na terra direto, contamina!! usar um recipiente com a isca granulada

Veja também:  Formigas devoraram as plantas do jardim da noite para o dia, o que fazer?

insects-106539_1280

Formigas cortadeiras atacando as flores da planta – Foto: Pixabay

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter