Faça um sorvete caseiro de chocolate com cacau 100% orgânico

Tem 2 coisas na vida que eu adoro: sorvete e chocolate amargo. Faz tempo que fico misturando ingredientes para  chegar na alquimia perfeita do sorvete caseiro de chocolate amargo. Depois de muito testar, descobri uma receita fácil de cozinhar.  Até receitas da chef Nigella Lawson testei, só para terem uma idéia. Tenho que compartilhar com vocês este sabor e consistência deliciosa do sorvete de chocolate amargo que preparei.

sorvete cacau
Sorvete de cacau e chocolate amargo – foto: Helena Schanzer

 Receita de sorvete de cacau 100% orgânico

– Calda de chocolate amargo ( não é para usar como cobertura, é para bater junto no liquificador):

–  2 copos de leite

– 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% organico

– 100 gramas de chocolate em barra com 70% de cacau

– 1 colher de sopa de chocolate em pó com  50% cacau

Você vai cozinhar todos ingredientes acima em fogo baixo, misture até engrossar. Leva uns 30 minutos. Espere esta calda esfriar e junto com os ingredientes abaixo, bata no liquidificador.

– 1 pote de leite condensado – 395 gr

– 1 pote de creme de leite – 300 gr

– 2 colheres de sopa de Vodka (se for Absolute sabor baunilha dá um toque especial. Senão pode ser qualquer vodka). Pode ser até mesmo conhaque. A função do álcool é não permitir que congele, ajuda a dar uma consistência cremosa.

Bater todos ingredientes juntos no liquidificador por alguns minutos até ficar cremoso.

Coloque no congelador por pelos menos 8 horas antes de servir. É bem simples de fazer um sorvete caseiro sem conservantes, sem aromatizantes, sem espessantes, sem corantes!!! E dura algumas semanas no congelador.

Ao servir, combine com calda de chocolate amargo.

 

 

Mas qual é a diferença entre chocolate e cacau?

O cacaueiro (Theobroma cacao significa alimento dos deuses) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. Atinge entre 4 a 8 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro. O cacau é a principal matéria-prima do chocolate.

Chocolate é o cacau processado que foi calcinado a altas temperaturas, enquanto que o cacau tem simplesmente puros grãos de cacau bruto. Cacau requer processamento mínimo e preserva todos os antioxidantes e outros fitonutrientes benéficos, enquanto assar em altas temperaturas destrói o cacau. O cacau é extraído das sementes ou amêndoa: extrai-se o pó de cacau, de sabor amargo, que é a base para a confecção de chocolate. Para isto, as amêndoas são secas, torradas e trituradas. Veja o fruto do cacau na foto abaixo:

feijões de  chocolate
Fruto do cacau e vagens de cacau foto Pixabay

O chocolate que comemos por ai tem um percentual muito baixo de cacau. Mistura-se de tudo: açucar, lecitina de soja,  conservantes, produtos para dar aroma e sabor de cacau, mas o que tem menos ali é cacau.

cacau fruto
Fruto do cacau na árvore – foto:Pixabay

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *