Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

O amor e a paixão inspiraram a criação de vários jardins e monumentos espetaculares pelo mundo. Em homenagem ao Dia dos Namorados apresento 3 obras de jardins fantásticos pela grandiosidade e beleza:  Jardins de Shalimar (India), Taj Mahal (India) e os Jardins suspensos da Babilonia (Mesopotamia/atual Iraque).

Os jardins de Shalimar em Srinagar, India, abrangem uma área de 12,4 hectares no Lago Dal de Kashmir.  É um lugar para relaxar e apreciar a natureza. A palavra Shalimar em sânscrito significa ‘morada do amor’. O Imperador Jahangir de Mogol construiu os jardins em 1619 e deu de presente para sua esposa Nor Jahan. O local hoje é um parque público.

jardins de Shalimar -Srinagar, India

O Palácio do Taj Mahal foi construído em nome do amor eterno. O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia.  A obra começou em 1632 até 1652 e contou com a força de 20 mil homens trazidos de várias cidades do Oriente. O imperador Shah Jahan mandou construir o monumento de mármore branco em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal “a joia do palácio”. Ela morreu após dar à luz ao 14º filho. Desolado com a perda, o rei construiu este enorme mausoléu para abrigar o corpo de sua amada e simbolizar o seu amor pela falecida esposa. É incrustado com pedras semipreciosas e sua cúpula é costurada com fios de ouro. É uma 7  Maravilhas do Mundo e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Taj Mahal India

Os famosos Jardins suspensos da Babilônia foram construídos porque a esposa preferida do rei Nabucodonosor, Amitis, sentia saudades da sua terra natal. Então o rei construiu no seu palácio os famosos jardins em patamares para que a sua amada avistasse a paisagem montanhosa e as planícies da sua terra de origem. Os jardins são do século VI a.C., na Mesopotâmia, atual Iraque. A obra é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, apesar de não se ter registros de sua existência em pesquisas arqueológicas. Eram formados por terraços construídos em andares, cada andar com +- 120 m², apoiados por gigantes colunas que chegavam a medir até 100 metros. Cada superfície era adornada com jardins botânicos que continham inúmeras árvores frutíferas, palmeiras, esculturas e cascatas.

Foto: commons.wikimedia.org – Jardins Suspensos da Babilônia by Maarten van Heemskerck