Acompanho a Familia Schurmann há anos e suas aventuras em alto mar. Acho fascinante. Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo de veleiro, os Schurmann já cruzaram os 3 oceanos e 7 continentes do planeta. Começaram em 1984, quando deixaram a segurança da vida em terra firme em busca de um sonho vivido em família. A embarcação chamada de veleiro Kat está agora na Indonésia, na Expedição Oriente. Estava apreciando as fotos e videos das viagens dos Schurmann e um detalhe especial me chamou a atenção: eles cultivam uma horta no barco em alto mar. Quero mostrar para vocês como é a horta desta família aventureira e carismática. A Heloisa Schurmann gravou o video a seguir especialmente para o meu Blog onde conta sobre a horta a bordo e incentiva o cultivo de temperos.
A Heloisa contou que eles tem horta orgânica desde que moravam em Florianópolis e que é uma delícia colher os temperos frescos.
Eu tinha muita curiosidade sobre o cultivo da horta a bordo do Veleiro Kat e a velejadora Heloisa dedicou seu precioso tempo para esclarecer minha perguntas enquanto navegava para a Malásia. Acompanhe a entrevista:
J.H Quais espécies vocês plantam? Onde conseguem a terra para plantar?
Heloisa: – Plantamos temperos tais como manjericão, salsa, pimenta vermelha, alecrim, cebolinha, menta, aloe vera, coentro, hortelã, açafrão etc.
Compramos terra orgânica, e depois mantemos com o adubo que produzimos em nossa própria composteira. Assim, temos uma terra sempre muito bem nutrida.
J.H. Como irrigam a horta?
Colocamos água um vez por dia no final da tarde. O vaso tem uma boa drenagem e mantém a horta com uma boa umidade.
J.H Quais as dificuldades do cultivo da horta em alto mar?
Heloisa: – Com cuidado, os temperos crescem bem. Alguns mais do que outros. A dificuldade fica por conta de que, as vezes, um tempero acaba e temos dificuldade de encontrar algo similar que substituía, já que estamos passando por países tão diferentes dos nossos.
J.H: Porque cultivam neste vaso de metal com tampa? Porque a tampa é azulada e não é transparente?
Heloisa: – Por estarmos no mar, fizemos o vaso em aço inox com um cano embaixo para escoar a água. Ela é fechada para proteger contra o vento e as ondas. A tampa é transparente, mas possui uma proteção de “sombrelit”, uma tela interna que protege contra o sol forte ou frio excessivo. No topo da tampa temos um painel solar com um ventilador que mantém a horta arejada.
J.H: Como controlam as pragas e doenças da horta?
Heloisa: – Por ser um espaço pequeno não temos pragas. O que ajuda também é o fato da horta poder ser fechada quando acharmos necessário. Assim, evitamos que as pragas ou doenças.
J.H: Qual a diferença que você , Heloisa, percebe entre cultivar uma horta em alto mar e na terra firme?
Heloisa: – Não vejo nenhuma diferença nos cuidados, pois são os mesmos, mas temos mais diversidades de temperos em virtude dos países que visitamos.
Plantar uma horta quando está viajando em alto mar tem peculiaridades. Cada país tem barreiras a entrada de produtos fitossanitários para evitar contaminação de microorganismos. Assim, quando o barco dos Schurmann viajou para a Nova Zelândia e para a Austrália tiveram que se desfazer da horta em função das restrições dos países. Na Nova Zelândia não é permitida a entrada de nenhuma planta ou semente.
Então, se é possivel fazer horta em alto mar, mais fácil ainda plantar uma horta em terra firme na sua casa! Para saber mais sobre a última viagem da família Schurmann no Oriente, entre em www.expedicaooriente.com.br Para conhecer a história da Familia Schurmann visite o site: http://www.schurmann.com.br
Boa noite meu amigo disse que as plantas não sobrevive muito tempo por causa da maresia,o que devo fazer pra sempre ter uma flor em quanto velejar.
Olá Ana Paula,
No Post a seguir, entrevistei a Heloisa e ela explicou como faz para manter os temperos em alto mar. Ela conta que tem uma tampa na hortinha para proteger do vento.
Horta de temperos em alto mar com Heloisa Schurmann