Chegou o inverno, época de comer pinhão!

O inverno chegou. Aquecer-se na lareira tomando chimarrão e comendo pinhão é tudo de bom!  Você sabe de onde vem o pinhão? É o fruto da árvore  conhecida como araucaria ou pinheiro brasileiro.  A Araucaria angustifolia* é uma das maiores árvores da flora nativa e infelizmente consta na Lista das espécies da flora ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. O corte da araucaria é proibido por lei. O pinhão é a semente da araucaria e o fruto se chama pinha.

Pinha e pinhão - Estróbilo_feminino_do_pinheiro-do-paraná
Foto: Wikimedia commons – fruto da araucaria é a pinha onde está o pinhão

A reprodução da araucária na floresta acontece de maneira curiosa: o pássaro da espécie gralha azul  se alimenta da semente, o pinhão. Para garantir o seu alimento, a gralha azul enterra a semente da pinha e desta forma elas germinam  e são disseminadas. Em viveiros o plantio é feito com o pinhão colocado em embalagens individuais e demora entre 20 a 110 dias para germinar. As sementes devem ser plantadas logo após a colheita. A melhor época para a colheita das sementes é nos meses de maio, junho e julho. A época adequada para o plantio das mudas é nos meses de inverno. Outros animais contribuem também na disseminação da semente como roedores, cutias e outras aves.

árvore Araucaria angustifolia - pinheiro brasileiro
Foto: Pixabay – árvore Araucaria angustifolia – pinheiro brasileiro
A  araucaria se destaca na paisagem
Foto: Pixabay – A araucaria se destaca na paisagem com sua copa com os galhos voltados para o céu.

A araucaria é uma árvore perenifólia (não perde as folhas), pioneira, de grande porte, de até 50 metros de altura com tronco retilíneo com 90-180 cm de diâmetro. A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta. O seu fruto, a pinha, pode conter até 150 sementes – os pinhões, que são muito nutritivos e apreciados tanto pela fauna silvestre, quanto pelo homem.  A madeira era usada na marcenaria e carpintaria e foi muito extraída para estes fins até a década de 70, quando seu corte foi proibido. A araucaria ocorre no Estado do Rio Grande do Sul  até Minas Gerais em lugares com altitude maiores de 500 metros. É a árvore simbolo do Paraná. Uma curiosidade sobre a Araucaria é que existe a árvore feminina que forma as pinhas e tem a árvore masculina que forma cones que produzem o polen. A polinização é feita pelo vento.

araucana-91293_1280
Foto: Pixabay
Pinhão - fruto da araucaria
Foto: Helena Schanzer – Pinhão – fruto da araucaria

 

 

*Árvores do sul: Guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz.

 

4 ideias sobre “Chegou o inverno, época de comer pinhão!”

  1. gostaria de fazer mudas de lirio , tenho alguns pés no jardim, eles tem uma batata de raiz , como procedo para conseguir as mudas ?

    obrigado

    gervasio

  2. Bom dia Gervasio,

    Dá uma olhada no Blog na categoria “Bulbos” que são as “batatas” da raiz do Lirio. Ali tem um exemplo de como plantar bulbos (batatas de raiz) com água, e voce pode fazer o mesmo usando terra.
    boa sorte, depois conta como os lirios brotaram,
    Blog Jardim de Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *