Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

O inverno chegou. Aquecer-se na lareira tomando chimarrão e comendo pinhão é tudo de bom!  Você sabe de onde vem o pinhão? É o fruto da árvore  conhecida como araucaria ou pinheiro brasileiro.  A Araucaria angustifolia* é uma das maiores árvores da flora nativa e infelizmente consta na Lista das espécies da flora ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. O corte da araucaria é proibido por lei. O pinhão é a semente da araucaria e o fruto se chama pinha.

A reprodução da araucária na floresta acontece de maneira curiosa: o pássaro da espécie gralha azul  se alimenta da semente, o pinhão. Para garantir o seu alimento, a gralha azul enterra a semente da pinha e desta forma elas germinam  e são disseminadas. Em viveiros o plantio é feito com o pinhão colocado em embalagens individuais e demora entre 20 a 110 dias para germinar. As sementes devem ser plantadas logo após a colheita. A melhor época para a colheita das sementes é nos meses de maio, junho e julho. A época adequada para o plantio das mudas é nos meses de inverno. Outros animais contribuem também na disseminação da semente como roedores, cutias e outras aves.

árvore Araucaria angustifolia – pinheiro brasileiro

A araucaria é uma árvore perenifólia (não perde as folhas), pioneira, de grande porte, de até 50 metros de altura com tronco retilíneo com 90-180 cm de diâmetro. A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta. O seu fruto, a pinha, pode conter até 150 sementes – os pinhões, que são muito nutritivos e apreciados tanto pela fauna silvestre, quanto pelo homem.  A madeira era usada na marcenaria e carpintaria e foi muito extraída para estes fins até a década de 70, quando seu corte foi proibido. A araucaria ocorre no Estado do Rio Grande do Sul  até Minas Gerais em lugares com altitude maiores de 500 metros. É a árvore simbolo do Paraná. Uma curiosidade sobre a Araucaria é que existe a árvore feminina que forma as pinhas e tem a árvore masculina que forma cones que produzem o polen. A polinização é feita pelo vento.

pinhão

*Árvores do sul: Guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz.