Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Quando pensamos em insetos no jardim e na horta, pensamos em pragas e que todos eles comem as plantas. Isto não é verdade. A maioria dos insetos são amigos do jardim e da horta porque são predadores de outros insetos que atacam e devoram as plantas. Por exemplo, a joaninha é uma grande amiga das plantas. Ela é predadora de cochonilhas e pulgões  (e as  larvas destes) que sugam a seiva das plantas até danificá-las.

Joaninha come insetos que matam as plantas   foto: Pixabay

Joaninha come insetos que matam as plantas foto: Pixabay

As abelhas são insetos fundamentais na polinização das flores, contribuindo para a perpetuação das espécies das plantas. Os insetos benéficos são a resposta da natureza para o controle de pragas e são muito valiosos na jardinagem orgânica e na agricultura biológica. É uma espécie de biocontrole – inseto come inseto!

pussy-willow-502575_1280

Abelhas polinizam flores foto: Pixaby

O louva-deus come gafanhotos, moscas, abelhas, grilos e vespas – e até mesmo a sua própria espécie.

praying-mantis-1286922_1280

Louva-deus é um inseto benéfico para o jardim foto: pixabay

O que as pessoas costumam fazer para se livrar das pragas no jardim? Em geral usam pesticidas. Infelizmente, com o uso dos pesticidas acontece que as verdadeiras pragas do jardim tornaram-se completamente resistentes aos venenos de tanto as pessoas usarem. E o pior é que os insetos benéficos do jardim e da horta morrem também. Precisamos de certos insetos em nossos jardins e hortas como agentes polinizadores, predadores e parasitas. Desta forma eles exercem o controle natural das espécies sem o uso de agrotóxicos.

beetle-54479_1280

Besouro preto

Crisopídeos, também chamados leões de afídeos, se alimentam das pragas semelhantes aos dos insetos agressivos mencionados acima, bem como de ninfas e ovos de traça. Se não houver néctar e pólen suficiente  no jardim para os insetos adultos se alimentar, eles vão embora procurando alimentos em outros lugares.

oleander-flower-63802_1280

Crisopideos

 

dragonfly-178309_1280

Libélula          foto Pixabay

Além desses insetos benéficos, as aranhas (que são artrópodes de oito patas em vez de insetos) são grandes predadores no jardim porque comem muitos tipos diferentes de insetos.

damsel-341724_1280

Donzelinhas – foto Pixabay

hoverfly-1286856_1280

 

Como atrair insetos benéficos para o seu jardim:

A melhor maneira de atrair insetos benéficos e outras criaturas favoráveis ​​para o seu jardim é fornecer-lhes o que eles apreciam como néctar e pólen (flores!), por exemplo.  Há algumas plantas que irão atrair insetos benéficos e mantê-los no seu jardim como  trevo, coentro, calêndula, lavanda, dill, salsa, erva-doce, flor cosmos, enter outras plantas, em especial as espécies nativas do local. Lembre que  plantas diferentes irão atrair insetos diferentes. Por exemplo, as abelhas serão atraídas pela erva-cidreira, sálvia abacaxi, salsa, flores de frutíferas ( laranjeiras, pessegueiros, maracujá) e lavandas.

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter