Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Finalmente inventaram alguma coisa que está levando os jovens aos parques para caminhar no sol! No primeiro domingo de sol com temperatura primaveril, o Parque da Redenção em Porto Alegre, também chamado de parque Farroupilha, lotou de gente com celular na mão procurando os Pokemons! O aplicativo de celular Pokémon GO é um jogo cujo foco é capturar o Pikachu e sua turma. E contagia todas as idades. Só vendo mesmo para acreditar e entender a loucura geral!  Parques como o Parque Marinha*, Parcão (parque Moinhos de Vento) e a praça da Encol também atraíram os jovens para a caçada virtual dos Pokémons.

Recanto do Buda: capturando Pokemon foto: Helena Schanzer

Uns amigos me convidaram para testar a nova tecnologia e fomos no Parque da Redenção curtir o domingo de sol e capturar Pokémons. Fique sabendo que neste parque, perto do recanto do Buda,  encontram-se os três  melhores lugares da cidade para se pegar Pokémon. A brincadeira é legal e achei ótimo que dá para jogar ao ar livre em um parque. Frequentar parques, independente da motivação, melhora o bem estar mental.

capturando Pokémon

Celulares na mão capturando Pokémon foto: Helena Schanzer

Assim como aconteceu em Nova Iorque na ocasião do lançamento do Pokémon GO, que as pessoas lotaram o Central Parque para capturar os Pokémon, aqui acontece este mesmo fenômeno nos parques da nossa cidade. Mas fique esperto: Não dá para ir aos parques capturar Pokémon com  celular depois das 19h por que é perigoso.  E sempre é bom ir em grupos, porque além da segurança isso aumenta a interação, que é o objetivo do jogo.

celular na mão e olho no Pokemon  foto

Celular na mão e olho no Pokemon foto: Helena Schanzer

Para ser um mestre Pokémon o jogador pode escolher uma gama de monstrinhos. Cada tipo de Pokémon tem uma fraqueza e uma força, por isso é necessário estratégia para combater os outros mestres de estádios e conquistar um ginásio da cidade para você. E cada um tem um Poder de Combate (CP) e um Ponto de Vida (HP). O ginásio, assim como as pokestops são locais reais da cidade, acessados por meio de um GPS.

Capturando Pokemon na Redenção Magikarp

Capturando Pokemon na Redenção Magikarp

Assim o treinador Pokémon interage com o ambiente. Isso criou um verdadeiro fluxo em parques, shoppings e teatros. Esses lugares são escolhidos pelo aplicativo de acordo com suas informações do Google. Lugares públicos e privados registrados no Google são escolhidos pelo jogo e viram pontos de interesse para o jogador. Lá podem batalhar (Gym) ou coletar itens de graça (pokestops). Outro parque para jogar é o Parcão e lá o melhor local para pegar Pokemons é no monumento perto da rua 24 de Outubro.

celular na mão atrás de Pokémon

Todos de olho no celular e nos Pokémons foto: Helena Schanzer

O que mais aumenta a interação é que nessas pokestops é possível usar um item para atrair pokemons chamado ‘lure module’. Assim, diversos pokémons são atraídos e, com isso, diversos jogadores. O monumento do escultor Carlos Tennius no Parcão e o monumento do Buda na Redenção são dois bons exemplos desse fenômeno.

Capturando Pokemon na Redenção Spearow

Capturando Pokemon Spearow na Redenção foto: Helena Schanzer

Assim, hoje fui apresentada ao jogo Pokémon GO. Para uma treinadora que gosta de plantas como eu, a melhor equipe de Pokemons a ser formada é a do tipo grama*, talvez inseto (se eles não comessem a minha horta). Os Pokemons que eu  escolherei para minha equipe são: Pinsir  do tipo inseto e Scyther, Venosaur, Victreebel, Exeggutor e Vileplume  do tipo principal grama.  E tomara que não apareça nenhum Charizard ou Dragonite para me incomodar…

Agradecimentos:  Colaboração  de Pedro Schanzer Oliveira

*corrigido em 09/08/2016 às 22:17 hr

VEJA:

Soluções para muros e paredes sem graça: faça um jardim vertical

Caminhar em parques confere bem estar mental e saúde

Como cuidar das plantas

Plante árvores frutíferas em vasos

Tenha horta em casa ou no apartamento

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter