A Cúrcuma é a planta medicinal do momento. Este tubérculo de cor laranja, muito usado como tempero, tem sabor picante e aromático. O uso da cúrcuma na medicina da India e da China é milenar. Possui propriedades anti-inflamatória, anti-oxidativas, anti-hepatotóxica e anti-hiperlipidêmica. Em benefício da saúde deve ser incluída como tempero nas refeições diárias. A cúrcuma é da mesma familia botânica do gengibre e são bem parecidos (a cúrcuma é menor e por dentro é laranja, o gengibre é maior e por dentro é branco/amarelado. Pode ser cultivada no jardim ou em vaso.
Para usar a curcuma, retira-se a casca com uma faca. A parte laranja pode ser usada picada ou ralada como tempero. Raspas de curcuma são deliciosas misturadas durante o cozimento da comida no frango, no arroz , em tudo!
A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, de nome científico Curcuma domestica* é originária da India. É conhecida como Turmeric no exterior.
Plantio da curcuma em etapas: fotos Helena Schanzer
1. Deixe o tubérculo de curcuma de molho na água ate brotar. Colocar em vasos com terra fértil e cobrir completamente. Dar o acabamento com cobertura de folhas secas para proteger o solo e melhorar a condição de umidade do solo. Plante no sol e regue com frequência. Não gosta de geadas.
*Plantas medicinais no Brasil, Nativas e exóticas. Harry Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Instituto Plantarum, 2002.
Siga Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter