Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A Cúrcuma é a planta medicinal do momento. Este tubérculo de cor laranja, muito usado como tempero, tem sabor picante e aromático. O uso da cúrcuma na medicina da India e da China é milenar. Possui propriedades anti-inflamatória, anti-oxidativas, anti-hepatotóxica e anti-hiperlipidêmica. Em benefício da saúde deve ser incluída como tempero nas refeições diárias. A cúrcuma é da mesma familia botânica do gengibre e são bem parecidos (a cúrcuma é menor e por dentro é laranja, o gengibre é maior e por dentro é branco/amarelado. Pode ser cultivada no jardim ou em vaso.

açafrao da terra

Curcuma vendida com tempero em pó 

Planta e flor da cúrcuma

Cúrcuma, tubérculo tem cor alaranjada

Para usar a cúrcuma, retira-se a casca com uma faca. A parte laranja pode ser usada picada ou ralada como tempero. Raspas de cúrcuma são deliciosas misturadas durante o cozimento da comida no frango, no arroz , em tudo!

Cúrcuma, tubérculo

A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, de nome científico Cúrcuma domestica* é  originária da India. É conhecida como Turmeric no exterior.

Plantio da cúrcuma em etapas:

1. Deixe o tubérculo de cúrcuma de molho na água até brotar o inicio de uma folha e algumas raízes. Colocar em vasos com terra fértil e cobrir completamente. Dar o acabamento com cobertura de folhas secas para proteger o solo e melhorar  a condição de umidade do solo.  Plante no sol e regue com frequência. Não tolera geadas.

2. As folhas irão brotar, crescer e depois virá a floração. Após estas etapas, as folhas ficam amareladas e secam. Este é o ponto de colheita dos tubérculos de cúrcuma.