Dia das crianças: tem jardim na escola do seu filho?

As crianças estão brincando cada vez mais longe da natureza.  As crianças de antigamente se exercitavam e se distraiam brincando na rua, no sol, ao ar livre. Aprendiam brincando, em contato com a natureza. Hoje, infelizmente, as escolas infantis tem cada vez menos área verde, os pátios são todos pavimentados e a vegetação é escassa.  Brincar ao ar livre, torna as crianças mais felizes e espertas. Ainda bem que existem movimentos para resgate desta infância antiga, me acompanhe aqui.

Crianças brincando com água
Crianças brincando com água foto: Pixabay

O contato com o ar puro, o sol e a natureza deixa elas mais saudáveis também. Lembram de quando era possível brincar na rua, sem celular para nossa mães nos encontrarem? Passávamos o dia em grupos na rua correndo, brincando de sapata, de esconder e na hora do almoço estávamos famintos!

playground-1383133_1920
Playground para crianças foto: Pixabay

Um movimento cultural e educacional está emergindo com novas abordagens para a educação na primeira infância  baseada na natureza. Este movimento nos oferece um vislumbre do que a infância costumava ser, e busca resgatá-la com modernas recriações do jardim das crianças. Sugerem  o pré-escolar em contato com a natureza e o jardim de infância da floresta. Se nós olhamos  estes exemplos, podemos ser capazes de resgatar a infância.

children in a park
Crianças no bosque Foto: Pixabay

Imagine que no ano 1916 o jardim de infância tinha no currículo aulas como: “observação do sol, da lua, das estrelas, do céu, das nuvens, chuva e neve,  cuidados de animais vivos, (como um gatinho), nomes de aprendizagem de objetos naturais. ”  Alguma pré-escolas e jardins de infância ainda são mais puristas e vão além: alguns jardins de infância na Europa ( por ex. Alemanha), as crianças passam 80 a 90% do tempo ao ar livre. Fazem imersões na natureza através de passeios em florestas, com riachos e ficam em fazendas.

children-playing-334531_1920
Meninas brincando em playground foto: Pixabay

Veja também:

Jardim vertical: como encher de plantas um muro!

Férias de julho com as crianças: plante uma horta e faça ioga

Adolescentes: qual o espaço aberto ideal para eles?

Bem estar: porque o contato com a natureza  faz bem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *