Qual a frequência e a quantidade de água que as plantas precisam?

As pessoas sempre me perguntam quanta água as plantas precisam. E com que frequência regar.  Não existe uma fórmula pronta para isto. A gente aprende observando as plantas que cuidamos no dia a dia. As folhagens,  através das suas folhas, nos avisam quando estão precisando de água. As folhas começam a ficar “para baixo, caídas”. Basta molharmos que as folhas se recuperam, ficam viçosas e eretas novamente. Vou dar algumas dicas para voce saber a frequência e a quantidade de água que as suas plantas precisam.

Quanto aguar as plantas? foto: Pixabay

Primeiramente, cada espécie de planta tem uma necessidade específica de água. Algumas precisam estar com o solo sempre umedecido, outras gostam do solo mais seco. E outras preferem o solo sempre encharcado. O segredo está em observar e pesquisar a origem da planta: se ela é do deserto, gosta de solo seco. Se é uma planta cujo habitat natural é a floresta tropical, então ela gosta de calor e umidade. As suculentas gostam de pouca água. As orquídeas gostam que borrifem uma neblina criando umidade na volta delas. Não existe uma regra geral, varia de espécie para espécie.

foto pixabay regador
Quanto molhar? foto: Pixabay

Dicas gerais:

1.  Se a planta tem a folha fina e delicada, ela precisa de mais água. Por exemplo: as samambaias, as avencas, as plantas de horta. Se a folha é grossa como as suculentas e cactáceas, não necessitam água com frequencia porque possuem a capacidade de armazenar água dentro das folhas e caules.

2. Ao plantar uma muda, a primeira rega deve ser abundante. Se for em vaso, regue até sair água pelo furo do vaso. A  drenagem do vaso é fundamental para o perfeito escoamento da água.

3. Depois do plantio, no primeiro mês regue em dias alternados. Depois, regue quando a terra estiver começando a ficar seca. Veja a explicação técnica no final do texto. Não deixe a planta secar para regar, isto prejudica o seu desenvolvimento.

4. Existem sistemas de irrigação com gotejamento e controladores automáticos que fazem este serviço com perfeição. Mas sempre precisa ter o olho humano para ver se tudo está funcionando e se a dosagem das regas adequada.

5. Se a planta estiver no jardim ou floreira ao ar livre e recebe água da chuva, então regue quando não chover. Se chover por dias seguidos,  deixe o solo secar para regar.

6. Se a planta está dentro de casa ou em sacada que não toma chuva, então regue em dias alternados (no verão) e uma a duas vezes por semana no inverno, sempre observando a umidade do solo conforme explico a seguir.

7. Porque é  melhor regar a planta bastante de uma vez e molhar de novo somente quando secar o solo? A explicação técnica para isto é:   Se a gente molha pouco, de forma superficial, as raizes não se aprofundam no solo e ficam na camada superficial  do solo.  Se regamos bem num dia, deixamos a agua penetrar nas camadas mais profundas do solo, a raíz vai buscar a agua mais fundo e fica mais profunda. E a planta fica com sistema radicular mais resistente e desenvolvido. Assim, ela consegue resistir a períodos de seca.

8. Teste do “dedômetro”: Para verificar se a terra está seca e precisando de rega, faça o seguinte: com uma pá de jardim, faça um furo e veja como ficou a terra a uns 10 cm de profundidade, se está  úmida, porque é nesta profundidade ou mais, que as raizes estão. Toque com o dedo para ver se a terra está úmida ou seca. Com o tempo, você aprende a ver pela cor da terra se está seca.

9. Molhar demais prejudica a planta. Se o solo estiver sempre molhado, as raízes podem apodrecer. Com excesso de umidade nas raízes, podem ocorrer doenças fúngicas e matar a planta.  Com exceção para espécies aquáticas que possuem o caule adaptado a esta condição.

10.  A dosagem de água é um equilíbrio sensível, é preciso observar as condições climáticas e a espécie da planta.

garden-hose-413684_1280
Regando as plantas foto: Pixabay

 Veja como a falta e o excesso de água prejudicam a planta.

Israel reusa toda a água – reciclagem da água e da água residual

Pisos com água no High Line Park em Nova Iorque

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *