Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Ontem tive um dia incrível! Participei da Colheita dos Chefs promovida pela Isla sementes na horta experimental em Itapuã -RS. A ideia do evento é incentivar o brasileiro a comer melhor. Os técnicos da empresa explicaram tudo sobre o cultivo das diversas variedades de hortaliças e temperos. Como é muita informação para contar,  vou começar com este post sobre os tomates. A idéia da Isla é resgatar o verdadeiro sabor do tomate. Então, pesquisam sobre as características de cada tipo de tomate até desenvolver uma semente com as características desejadas como teor de açúcar, duração pós-colheita, polpa macia.

colheita chef ISLA

Minha colheita na horta da ISLA foto: Helena Schanzer

A ISLA produz 30 variedades diferentes de tomates: tomate  Sicília, que é amarelo e super adocicado, tomate vermelho pequeno Dolceto (da foto abaixo), tomate-Tigre (com rajadas marrom) e outros. Aprendi que certas variedades de tomates devemos cortar em gomos para apreciar o sabor ( e não em fatias). Atualmente, o foco não é mais a produtividade por planta e sim, a qualidade do fruto.

tomates 2

Tomate Dolceto foto: Helena Schanzer

Degustar um tomate é uma arte. Esta tarefa ficou a cargo do chef Marcelo Schambeck que preparou tomates com um vinagrete de maracujá e tartines com flores que foi uma explosão espetacular de sabores.

DSC03287

Chef Marcelo Schambeck e equipe foto: Helena Schanzer

Marcelo Schambeck preparou tartines com flores comestíveis cultivadas na horta: flor de feijão ( adocicada!), cravina, capuchinhas, abóbora.

Tartine com flores do marcelo Schambeck

Tartine com flores do Marcelo Schambeck foto: Helena Schanzer

Os tomates são plantas trepadeiras, necessitam de suporte/apoio para se desenvolverem, reparem que estão plantadas em potes com irrigação por gotejamento.

tomates

Tomates na estufa -são trepadeiras foto: Helena Schanzer

tomates  3

Tomates amarelos e super doces foto: Helena Schanzer

O cultivo das hortaliças é sem agrotóxicos e utiliza métodos de agricultura orgânica tais como mulching, plantas repelentes e outros. O cultivo nas estufas é hidropônico e usam plasticultura.

Veja AQUI a diferença entre cultivo orgânico e hidropônico.

Saiba como reciclar o lixo organico da cozinha AQUI

Como cultivar temperos e frutíferas em vasos

Jardim vertical com orquídeas transforma parede

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter