Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

No Dia Mundial do Meio ambiente, 5 de junho, farei uma homenagem ao pioneiro da defesa do meio ambiente no Brasil: José Lutzenberger. Engenheiro agrônomo formado na UFRGS, foi um dos fundadores na década de 70 da primeira ONG do país dedicada à natureza: a AGAPAN- Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.

A sede da AGAPAN era no bairro Bomfim, em Porto Alegre e reunia as pessoas preocupadas na época com a poluição ambiental e o desmatamento. O ecologista gaúcho recebeu ao longo da vida inúmeras distinções, títulos e prêmios de governos da América Latina e da Europa tamanha a importância do trabalho que desenvolveu. Quando se falava em meio ambiente, o Lutzenberger era sempre uma referência. Era incrível nos debates e tinha argumentos científicos para tudo. Lutz foi um grande ecologista pioneiro na luta contra a poluição industrial e ambiental. Lá pelos anos 80, as indústrias despejavam efluentes dos resíduos industriais no rio Guaíba causando severos danos ambientais. Após anos de briga com estas indústrias, Lutz criou para uma delas, uma central de reciclagem que transformava o resíduo industrial em um composto orgânico rico em nutrientes para as plantas. Hoje, a prática de reciclar os resíduos industriais é comum e obrigatória, mas na época era uma inovação.

Lutzemberger tinha um sítio em Pantano Grande onde cultivava plantas, fazia pesquisas. Onde era uma pedreira abandonada, Lutz criou um lago de águas límpidas. Ali ele tinha uma estufa com várias plantas carnívoras de diferentes espécies. Ele era apaixonado por plantas carnívoras. Em um workshop que fiz no sítio quando ele ainda vivia, fotografei a estufa e as diferentes espécies de plantas carnívoras que ele cultivava ali.

planta carnívora

planta carnívora

planta carnívora com insetos capturados

Planta carnívora com pelos com secreções que deixam a presa grudada

As plantas carnívoras são fáceis de cultivar.  Estas plantas gostam da luz solar difusa, solo úmido e se adaptam a ambientes internos desde que bem iluminados e que se mantenha o solo umedecido. As plantas carnívoras são pequenas e delicadas e capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos. Para que uma planta possa ser considerada carnívora, é preciso que ela tenha a capacidade de atrair, prender e digerir formas de vida animais. As plantas carnívoras possuem enzimas que digerem o inseto quando capturado.

Para mostrar como é possível cultivá-las dentro de casa como planta ornamental, olha a foto abaixo como fica legal em um vaso.

Para saber mais sobre José Lutzenberger e a Fundação Gaia veja em http://www.fgaia.org.br