Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Tanto a falta, como o excesso de água nas plantas ocasionam problemas recorrentes. Independente da irrigação ser automatizada, manual ou só a natural, a gente observa que as plantas sofrem com sede ou afogamento em geral. E como saber a quantidade certa de água que a planta precisa?

A quantidade de água que a planta precisa depende de diversos fatores. Cada espécie de planta é naturalmente adaptada a um tipo clima, de solo e adaptada a uma necessidade de água para se desenvolver.  Para entender como a planta consome água, é necessário ter conhecimento de como o ambiente interage com a planta e condiciona a necessidade de água.  Uma planta originária do deserto e adaptada a pouca água, não terá necessidade de regas frequentes, talvez uma vez por semana seja suficiente. O solo também terá que ser como o do deserto: bem arenoso, bem drenado, a água deve escorrer facilmente. Para este tipo de planta, as cactáceas, que são de clima desértico, o excesso de água pode ser fatal.

Deserto e cactáceas

Existem plantas aquáticas que são adaptadas a solos saturados de água, como da foto abaixo. Para estas espécies, viver “afogada” em água não é problema. O solo destes locais costumam ser bem argilosos e  reter água.

Plantas aquáticas: Vitória régia

As plantas estão expostas às variações do ambiente atmosférico. Perdem água continuamente por evaporação e absorvem água e este controle é fundamental para a sobrevivência da planta, o qual é denominado Balanço hídrico.  A água é essencial para os vegetais pois faz o transporte de nutrientes, contribui para a divisão celular, fotossíntese, transporte de excreções, controle de temperatura superficial, etc. Nesse processo de controle hídrico, ou seja, o controle da água que sai das plantas, pode ocorrer perda de água em forma líquida, e pela transpiração que é a perda de água em forma de vapor.

O ambiente que a planta está influi diretamente no consumo de água. Vai depender da temperatura do local que a planta está, de qual a taxa de umidade relativa do ar deste local (URA), se a planta está plantada em vaso ou no chão, e das características de solo ou substrato e adubação. Estes fatores interagem com a planta em função das características da espécie: se é uma planta originária do deserto ou da floresta tropical, ou seja, de clima seco e quente ou de clima úmido e quente. Vai depender também do estádio vegetativo: se a planta está enraizada, envasada ou transplantada. E todos estes fatores vão condicionar a necessidade de água em relação a quantidade e a frequência da rega.

Então, para saber a quantidade certa de água que a planta precisa, conheça a espécie da planta, a origem e seus hábitos. Plante no tipo de solo que a planta precisa (arenoso/argiloso) e veja sua necessidade de nutrientes.  Antes de regar as plantas, verifique como estão as condições do solo onde a planta está cultivada e do clima. Observe a uma certa profundidade (3 cm), se o solo está seco ou úmido.  Desta forma você terá elementos para definir a quantidade de água que a planta precisa.