Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Nesta época do ano as lavandas estão em plena floração, para elas quanto mais frio, melhor.  As lavandas  tem flores perfumadas e podem ser cultivadas no jardim ou em vasos na sacada. O perfume da lavanda é suave e relaxante. Uma das plantas  aromáticas mais cultivadas, a  lavanda ou alfazema é um pequeno arbusto perene  que atinge 1 metro de altura quando florido e cresce rápido no sol. A combinação de sol pleno e temperaturas baixas estimula a floração da lavanda. É cultivada como ornamental,  para fins medicinais e para perfumaria.  As  flores de cor lilás presentes o ano todo são delicadas e melíferas.

Flores da lavanda

A lavanda é uma espécie européia que gosta de clima frio, por isto se adapta bem aqui no sul. A parte mais usada da planta são as flores.  A lavanda é muito usada para extração do óleo aromático. Possui  diversas propriedades medicinais tais como calmante, relaxante e para tratamento das vias respiratórias.

* Existem diversas espécies de lavandas: Lavandula denticulata, Lavandula stochea,  Lavandula  angustifolia  ou L. officinalis (lavanda inglesa, alfazema – esta espécie que é a cultivada na França. As flores delicadas das lavandas são sempre visitadas por abelhas e borboletas.

Para cultivar lavandas, primeiramente tem que ter sol. É importante que o solo seja uma mistura de areia com composto orgânico e bem drenado. A água para a  lavanda não pode faltar, mas não se deve molhar demais, gosta de  solo seco entre as regas. A lavanda é uma planta de crescimento  rápido e quando os ramos crescem demais, podem ser podados de leve.

Pode se usar as flores da lavanda para fazer saches perfumados, enfeitar vasinhos para a casa  e também na culinária para sorvetes e biscoitos.

* Plantas medicinais no Brasil, Nativas e exóticas. Harry Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Instituto Plantarum, 2002.