Arquivo da categoria: Parques e Praças

Parques Esportivos e praças são áreas verdes grandes e complexas cujos projetos paisagísticos envolvem uma equipe multidisciplinar

Parque Esportivo e Campo de Futebol da PUCRS

Nos anos de 2002 a 2003 desenvolvi o projeto de paisagismo para a área de 3 hectares do Parque Esportivo da PUCRS. O projeto foi elaborado por equipe multidisciplicar da qual participaram: Santini & Rocha arquitetos, Arq. João Postiga, Arq. Bianca Giorgis, engenheira agrônoma Maristela Kuhn e eng. irrigação Rubens Voges. A execução foi feita em parceria com Cauhy jardins.

Espelho d'água
Espelho d’ água do parque -foto: Eneida Serrano

Plantas aquáticas foram plantadas no lago.

Vista geral do parque -foto: Eneida Serrano
Vista geral do parque -foto: Eneida Serrano
Árvores com placas identificação foto: Eneida Serrano
Árvores com placas identificação foto: Eneida Serrano

O estacionamento do Parque foi feito da seguinte forma: Imagine uma floreira gigante de concreto armado que serve como cobertura do estacionamento. E nesta floreira gigante foi criado uma campo de futebol de 10 mil m2 e uma pista de atletismo oficial e arquibancadas. Acompanhe nas fotos.

ao fundo se vê a Av. Ipiranga
Campo de futebol sobre o estacionamento foto: Eneida Serrano
Jardins nas rampas de acesso para o campo foto: Eneida Serrano
Jardins nas rampas de acesso para o campo foto: Eneida Serrano

Para desenvolver o projeto do campo de futebol, a engenheira agrônoma Maristela Kuhn foi a  responsável.  No acompanhamento da implantação, atuamos em parceria.

0028-pista-geral
Vista do campo de futebol foto: Eneida Serrano

Parque Ecológico de Guarapiranga em São Paulo

O projeto para este parque foi classificado em primeiro lugar no concurso público promovido pela IAB/SP em 1990. A equipe era composta pelos arquitetos Carlos Maximiliano Fayet e Cláudio Araújo e as engenheiras agronomas Helena Wachsmann Schanzer e Elaine Lima Nunes. Para desenvolver a parte da reciclagem do lixo a empresa Vida produtos biológicos foi nossa parceira em idéias.

vista-da-represa-e-area-do-parque

maquete-do-projeto

tratamento-da-area-de-uso-restrito-represa-guarapiranga-sp
Desenhos e coloridos das pranchas de apresentação foram feitas pelo arquiteto João Postiga e pelo arquiteto Kofi Essel-Appiah.
area-uso-restrito-tratamento-do-lixo-da-agua-e-viveiro-de-mudas
Parque – area de uso restrito para tratamento da água e reciclagem do lixo

trat-area-uso-intensivo-estacionamento-anfiteatro-restauranteprojeto-para-o-parque-ecologico-de-guarapiranga-detalhamento-das-edificacoes