Entrei na floricultura e deparei com uma orquídea suspensa no ar! Esta orquídea chama-se Vanda, de nome científico Vanda coerulea e Vanda sanderiana, originária da Tailandia, epífita. Vanda significa livre, peregrina. O nome refere-se às suas grandes raízes que crescem livremente. Esta orquídea precisa de luz e água. Não luz solar direta, mas difusa. Não gosta do frio e nem de vento. O ambiente ideal é dentro de varandas ou sacadas fechadas com boa luminosidade natural. Ela fica pendurada sem vaso, exatamente assim como se vê na foto abaixo. A orquídea Vanda chega a dar 3 florações por ano. Imagina ela decorando a sala de casa?
Esta orquídea gosta de água borrifada nas raízes da orquídea diariamente (com pulverizador manual). Uma vez ao mês acrescentar nutriente de NPK (nitrogênio, potássio e fósforo na água da rega) para ajudar na floração. Flores sempre são presentes bacanas. Flores trazem uma energia boa para dentro de casa, revigoram o astral do lar.
Realmente é uma bela planta. Retirando da vitalidade do ar, luz e água o seu sustento.
A orquídea aérea leva que tipo de substrato? Tenho uma que está com raízes enormes clarinhas, viçosas, mas sem substrato. Grata.
Olá Marcia,
A orquídea Vanda não precisa de substrato, ela tem raízes aéreas. Pulverize adubo líquido diluído em água nas raízes. O adubo líquido você encontra em Garden centers e floriculturas na formulação pronta para orquídeas. Pulverize água pura nas raízes para manter a umidade.
Abraços,
Equipe do Blog Jardim de Helena
Qual a medida de NPK, por favor?