Este ano, de 5 a 21 agosto, o Brasil sediará as Olimpíadas. Para a realização dos Jogos Olímpicos, as instalações para a prática dos esportes são fundamentais. Vocês não fazem idéia do trabalho que dá para criar, projetar, executar e fiscalizar tudo para que fique dentro do padrão internacional que os jogos exigem. O gramado esportivo é uma das principais “estrelas” dos bastidores das Olimpíadas e precisa estar 100% para que os jogos ocorram. Nas Olimpíadas, o escritório da engenheira agrônoma Maristela Kuhn é responsável por todos os esportes que incluam gramados como o Futebol, Rugby, Pentatlo Moderno, Cross Country.
O Futebol é o único esporte Olímpico que não será disputado somente no Rio de Janeiro. Acontecerão jogos de futebol em estádios de mais 5 cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Brasilia. Em cada uma delas serão utilizados os estádios feitos para a Copa como FOP (Campo para jogos), além de 4 centros de treinamento em cada uma das cidades. Tudo isto tem sido fiscalizado pelo escritório da engenheira agronoma Maristela desde o ano passado. A logística da implementação dos campos de futebol é impressionante! Para terem uma idéia, logo após a Cerimônia de Abertura das olimpíadas, plantarão a grama do Estádio Maracanã e após 4 dias haverá jogo de futebol ali!!!! Para isto acontecer, a equipe com mais de 30 pessoas irá trabalhar 24 horas por dia.
O jogo de Rugby, por exemplo, tem o FOP (Field of Play = campo para jogo) e 5 campos de treino ao redor do Rio de Janeiro, sendo que a construção de cada um deles foi acompanhada pelo mesmo escritório. Um dos esportes que mais danificam o gramado, o Rugby exige muito do campo, mas como são campos muito bem construídos, se recuperam rápido.
Todos os gramados para os jogos usam a espécie de grama Bermuda Tifway 419 ou Celebration. O clima do Rio de Janeiro é muito bom para o desenvolvimento da grama, sem frios intensos ou geadas. Para que o gramado se desenvolva, vários itens são monitorados nos campos. Para isto são utilizados vários aparelhos. O aparelho da foto abaixo mede a temperatura do gramado. Também são medidos e monitorados a compactação, a tração, a altura, a umidade e a temperatura.
De maneira geral, os esportes hípicos como Cross Country e o Pentatlo irão danificar mais o gramado. O Cross country é um esporte a cavalo, com uma pista de aproximadamente 7000 metros de comprimento, toda gramada, onde o cavalo percorre em alta velocidade vários obstáculos.
O pentatlo moderno é um esporte em que o atleta pratica várias modalidades, como tiro, salto com cavalos em grama, corrida, etc.
A engenheira agrônoma Maristela Kuhn, Msc. é especializada em gramados esportivos. Ela foi a coordenadora do projeto de gramados da Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 e atuou por 4 anos como responsável pelos 74 campos envolvidos no evento. Presta assistência a clubes de futebol profissional do Brasil. O escritório dela aprova os projetos, fiscaliza semanalmente todas as obras, fazem os testes de performance dos campos e treinam as equipes. São mais de 40 locais com gramados para os jogos que atendem e fiscalizam durante os Jogos Olímpicos.
Veja também: Como são os gramados dos campos de futebol no Brasil?
Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter