Existem plantas que fazem parte da história do homem. Com a proximidade das festas de final de ano, pesquisei plantas que remontam dos tempos da Biblia e seu cultivo acompanha a trajetória do ser humano. São plantas comestíveis muito usadas em festas e celebrações. Diversas plantas nativas do Oriente, são encontradas hoje em Israel e estão mencionadas em diversos textos bíblicos do antigo testamento*. A romã com suas múltiplas sementes (613 grãos) significa prosperidade e abundância.
São aproximadamente 100 plantas mencionadas na Torá e cerca de 400 nos outros livros sagrados judaicos citados em diferentes contextos. São referidas em rituais sagrados, em situações cotidianas e para uso medicinal. Destas, destacam-se 7 plantas bíblicas que são: trigo, cevada, uva, figo, oliveira, romã e tamara. Todas fazem parte da paisagem de Israel e desempenham uma papel especial na tradição judaica. Estes alimentos eram os elementos básicos da alimentação na Antiguidade.
Toda festa e celebração tem quer ter vinho ou outro derivado da uva! As videiras são a primeira planta mencionada na Torá.
A oliveira* é uma das mais antigas e valiosas árvores do Oriente médio tanto pelo fruto quanto pelo óleo e madeira. Árvore milenar, em Israel é proibido cortá-las.
Desejos de uma vida doce se celebra com os frutos adocicados da tamareira, as tamaras.
O trigo e milagre da multiplicação dos grãos, farinha é um alimento abundante para todos.
É interessante observar que todas estas plantas continuam fundamentais na nossa dieta hoje em dia.
Fonte: *Revista Morashá, setembro, 2016
Saiba mais sobre as oliveiras e seu cultivo
Como escolher a espécie de árvore para plantar?
Horta em casa: ideias
Gostei muito, interessante mesmo…
Eu adoraria ter pelo menos uma dessas plantas sagradas no meu quintal mais nao tenho espaco o sol no meu quintal nao ajuda ja plantei roma mais nao deu certo fiquei muito triste