A piscina natural inaugurada recentemente em Londres usa plantas para filtragem da água e é conhecida como “Clube da Lagoa-piscina King’s Cross”(King’s Cross Pond Club). O diferencial da lagoa-piscina é que não utiliza produtos químicos (cloro, ozônio). Também não usa motores, nem bombas para filtragem da água. A água da lagoa-piscina é purificada por um processo natural de ciclo fechado pois na volta da piscina são cultivadas plantas numa área com solo molhado (tipo um pantano) e plantas aquáticas submersas para filtrar e manter a água limpa e clara. O objetivo é proporcionar aos visitantes e às pessoas que vivem na área, um belo e relaxante lugar onde possam nadar e desfrutar da natureza em uma localização urbana. É uma piscina para natação, tipo clube porém o visitante paga no dia do uso.
Esta é a primeira lagoa de água doce feita pelo homem para banhar-se na Inglaterra. É inovador pois esta piscina natural foi criada dentro de uma área de construção chamada de King’s Cross que fica no centro da cidade de Londres. A piscina-lagoa-natural tem 40 metros de comprimento e é criação de Ooze Architects (Eva Pfannes e Sylvain Hartenberg) e da artista Marjetica Potrc. A piscina natural foi intitulada de “Solo e Água” e procura incentivar os visitantes a entrar na água e participar da instalação como uma obra de arte experimental.
A filtragem da água da piscina é totalmente natural e por isso restringem o número de nadadores por dia (o limite são 163 pessoas por dia). Para poder nadar nesta piscina é imprescindível tomar banho antes de entrar na água e não se pode usar filtro solar para não sujar a água. Amostras da água são coletadas 4 vezes por semana e analisadas em laboratório. Caso a quantidade de bactérias passe de um certo limite, a piscina-lagoa é fechada para o banho. A empresa Fusion Lifestyle é a operadora da piscina-lagoa de King’s Cross. Esta piscina funcionará por 2 anos. Os visitantes da Lagoa tem acesso a vestiários, salva-vidas e uma plataforma de observação que proporciona aos visitantes uma vista aérea da lagoa.
Existem piscinas naturais deste estilo que inclusive criam peixes para complementar o ciclo, já que eles contribuem para eliminar larvas e o limo que fica no fundo. E dai, você teria coragem para tomar banho com as plantas aquáticas e peixes por perto? Eu tenho coragem de nadar numa piscina assim. Adoraria! Pensei na temperatura, será que a água é muito fria?
Na França este estilo de piscina natural também faz sucesso. A piscina-lagoa é projetada com plantas em volta e muitas utilizam um sistema de filtros e bombas para circular a água e as plantas vão oxigenando. Dá uma olhada neste vídeo de 2 minutos:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=o6r26RQs5iM]