Para plantar e manter o jardim são necessárias diversas ferramentas. Para começar um jardim precisamos de enxada e pá. Em outro post falarei sobre a enxada. Aqui explicarei os tipos de pás mais usadas no jardim, cada uma adequado a uma atividade específica. Para uso no dia a dia do jardim e do cuidado com os vasos, a pá de jardineiro é muito útil. A pá é pequena e apropriada para cavar e plantar direto na terra as plantas pequenas. Própria para os serviços menores como cavar um buraco na terra do jardim para plantar uma flor, um tempero ou uma forração. Usa-se tanto para plantio em vasos como na terra diretamente. Tem um cabo anatômico que quanto mais emborrachado for , melhor para o uso, mais macia para o manuseio. Importante que o metal seja resistente para cavar. Pode ser estreita ou mais larga. Usada também para manejar a compostagem caseira.
Existe a pá-de-corte, que tem cantos retos e serve para cortar a terra, fazer buracos, para plantar árvores e para cavar. Adequada também para recortar o torrão de uma planta que está no solo quando pretendemos transplantá-la.
Abaixo vemos a pá-de-concha que serve para carregar a terra ou areia. Ela tem formato da pá concavo, de modo que o material fica contido na pá e é própria para deslocar terra e areia de um ponto a outro do jardim.
Para auxiliar no serviço de jardinagem é importante um carrinho-de-mão. Serve para transportar o composto orgânico, a areia e o substrato. Também é usado para deslocar as mudas das plantas na implantação do jardim.
Com estas ferramentas você pode começar a executar o seu jardim.