A reforma do refeitório e da recepção do prédio da sede administrativa da Renner transformou a área. As paredes do antigo refeitório foram todas derrubadas e substituídas por grandes painéis de vidros que permitem a entrada da luz natural. Para tirar partido disto, ao longo dos painéis foram criados canteiros com vegetação, criando-se um ambiente acolhedor. Acompanhem aqui o antes e o depois desta metamorfose do espaço.
O refeitório da empresa Renner recebe mais de 1.300 pessoas entre funcionários e colaboradores para as refeições diariamente.
A reforma do refeitório foi projetada pelo escritório R4 Design. Este projeto foi liderado pelo arquiteto Marlon Braga, da R4 Design em parceria com a equipe da Renner, coordenada pela arquiteta Alessandra Shargorodsky e arquiteta Fabiana Merino Lemos. A Prandix Construções, de São Paulo foi a empresa que executou a reforma do refeitório e da recepção da sede administrativa, obra coordenada pelo Arq. Renan Nunes com gerenciamento do Arq. Lucas Russi e Eng. Vinicius Fraga de Souza da Renner. O projeto de paisagismo para criação dos jardins foi realizado pelo escritório da paisagista que escreve este Blog, bem como a administração e acompanhamento técnico da implantação dos jardins também.
Boa parte do jardim da fachada não recebe luz solar direta, mas a luminosidade é boa. Pensando nisto, selecionei plantas de meia sombra como a clusia, heliconias, liriopsis e grama-preta, todas adaptadas a locais onde não pega sol. As plantas são da floricultura Blumengarten que forneceu plantas lindas e saudáveis. Para implantação do jardim contei com a parceria da Ponto Verde do eng. agrônomo Luis Márcio Viuniski.
Foi criado um espaço ao ar livre junto ao refeitório para os colaboradores almoçarem no jardim e ali criamos um jardim vertical com muitas orquídeas e temperos. As orquídeas nativas enfeitam e florescem quase o ano todo sem precisar de muitos cuidados.
Veja tudo sobre o JARDM VERTICAL DO REFEITÓRIO DA RENNER
Acompanhe aqui o antes e o depois: