Sabia que existem vários tipos de manjericão?

Na horta experimental da Isla Sementes são cultivadas  diversas variedades de manjericão usadas na gastronomia. Você também pode cultivar todos os tipos de manjericão em casa, inclusive em vasos e floreiras. O básico para o manjericão crescer é receber sol. Cada uma das variedade de manjericão agrega um sabor peculiar na comida e na salada.

cultivo de manjericão
Cultivo de manjericão Foto: Helena Schanzer

Existem sementes de 7 variedades de manjericão (Ocimum basilicum): Limoncino, Grecco a palla, alafavaca basilicão, alfavaca basilicão vermelho, manjericão toscano folha-de-alface ( porque a folha é grande), Gennaro de menta e o alfavaca vermelho rubi.  A diferença entre os sabores de cada espécie, acredite, são grandes!  O manjericão Limoncino tem aroma de limão, a alfavaca rubi tem um sabor exótico que não dá para explicar, o outro manjericão tem um toque de menta.

manjericão   alfavaca rubi
Cultivo de manjericão alfavaca rubi Foto: Helena Schanzer

Reparem no uso de mulching ou cobertura morta para proteção entre os canteiros e o uso de plasticultura nos canteiros, tudo isto para evitar o crescimento do inço e melhorar a proteção e drenagem do solo.

Para saber como cultivar manjericão veja este link AQUI

manjericão genaro
Cultivo de manjericão Limoncino   Foto: Helena Schanzer

As sementes de manjericão da Isla são livres de agrotóxicos e as folhas podem ser usadas como Baby leaf ( folhas jovens). A planta do manjericão atinge entre 20 e 50 cm de altura conforme a variedade.

manjericão roxo
Cultivo de manjericão roxo , ou alfavaca basilicão vermelho Foto: Helena Schanzer
chefs e o uso dos manjericões
Chefs e o uso do manjericão    Foto: Helena Schanzer

O manjericão roxo tem um sabor sensacional e  provoca uma explosão de sabores quando combinando com as hortaliças certas como por exemplo, o tomate. Variedades de tomate adocicadas ficam ainda mais saborosas.

Como usar o manjericão na culinária:

1. Use-o ao natural ( fresco) em saladas, vinagretes, molho-pesto, licores, doces e sucos.

2. Prepare sorvete de manjericão ( super exótico) adicionando uma xícara de folhas de manjericão fresco em um litro de sorvete de creme. Bata no liquidificador o sorvete de creme com o manjericão e coloque no congelador até gelar.

3. Use o manjericão cozido ao adicioná-lo nos molhos de tomate, pizzas, ensopados e outras receitas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *