Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Tempero versátil e muito usado na culinária, o manjericão (Ocimum basilicum) pode ser plantado em vasos, floreiras e no jardim – no solo.  Existem pelo menos 5 variedades diferentes de manjericão*, cada uma delas com um sabor peculiar e diferente: manjericão-roxo, manjericão Limoncino (com aroma de limão), manjericão “Grecco a Palla”, alfavacão, alfavaca vermlho rubi e manjericão “Gennaro de menta”.

Planta do Manjericão roxo

Planta do Manjericão roxo foto: Pixabay

Para cultivar o manjericão é necessário sol pelo menos 6 horas por dia. Ele gosta de solo rico em composto orgânico e bem drenado, mantido úmido. A planta adulta chega a 50 cm de altura. O manjericão pode ser plantado através de sementes, mudas e estaca (galho) da planta.

bee-1670038_1280

manjericão comum

Para ter o manjericão sempre exuberante, colha os ramos para que venham novas brotações. Para que dure mais, corte a floração. Ao fazer a poda, os ramos podem virar um lindo arranjo floral  e voce vai utilizando para fazer o seu molho pesto.

manjericão recém colhido

Manjericão em arranjo floral by Gabriela Hess

basil-91077_1280

Manjericão em vaso – foto: Pixabay

 Receita de Molho Pesto com manjericão

Molho pesto com Manjericão

Molho pesto com Manjericão foto Pixabay

Receita de molho pesto:

Ingredientes:

– 1 xicara de  folhas de manjericão,  1/2 xicara de nozes, pinoli ou castanha- de-caju ( pode dar um leve tostada),  azeite de oliva para dar liga, 1/2 dente de alho, sal, pimenta do reino, e 1/2 xicara de queijo parmesão. Dica: colocar 1/2 colher de chá de mel para dar um toque adocicado.

Misture os ingredientes em um processador de alimentos ou com um pilão. Depois de pronto,  por último coloque o queijo parmesão ralado. Tempere com o sal, pimenta e e está pronto para usar em massas, saladas, frango e risotos.  A receita é inspirada no livro  “A Itália de Jamie”, do chef ingles Jamie Oliver.

* catálogo de sementes ISLA

 LEIA TAMBÉM:

Veja aqui o passo a passo para plantar o manjericão em vaso: Frutíferas e temperos cultivados em vaso

Veja como plantar um horta em floreira

Cultive salsinha em casa

Veja Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook/Instagram/Twitter