Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Cultivar rúculas orgânicas em casa é bem fácil. Tudo o que você precisa é de sol, de terra fértil ( composto orgânico), de boas sementes e de água. As sementes de rúcula são encontradas no setor de jardinagem dos supermercados e nas floriculturas. A rúcula é uma hortaliça folhosa verde escura rica em nutrientes, deliciosa para usar em saladas.

RÚCULAS

Rúcula orgânica plantada no jardim de casa – foto: Helena Schanzer

Veja o passo a passo do plantio:

1. Fazer a sementeira: Você pode comprar uma ou reciclar umas forminhas de silicone e furar embaixo, como eu fiz, olha a foto a seguir. Molhe diariamente ( 2 x dia). A sementeira é pequena e a água seca logo. Siga as instruções de plantio da embalagem da rúcula. Em uma semana germinam os primeiros brotinhos. Este mesmo processo de plantio é usado para plantar salsinha, alface, couve e outras folhosas.

sementeira com rúcula

sementeira com rúcula foto: Helena Schanzer

Rúcula plantada em sementeira reciclada de forminha de assar de silicone foto: Helena Schanzer

2.  Quando a muda estiver com tamanho de uns 10 cm, faça  o transplantio para o local definitivo. A terra deve ser fértil, um composto orgânico dá excelentes resultados. Molhe bastante antes de retirar a muda da sementeira e depois de plantar regue bem. Regue com jato de água tipo neblina para não danificar as folhas jovens.

Mudinha de rúcula já na terra foto: Helena Schanzer

 Saiba com que frequência e qual a quantidade que as plantas precisam

3.  Faça uma “cobertura morta” ( na foto, usei folhas secas das árvores)  no canteiro para proteger o solo, manter a umidade e a vida do solo.

rúcula 4

Rúcula com “mulching”-cobertura morta Foto: Helena Schanzer

Vá colhendo as folhas da rúcula conforme voce usar. Colha as folhas de fora, mais de baixo que são as que vão ficando “velhas”. Use uma tesoura apropriada para não danificar a planta. Em 20 dias você estará colhendo folhas de rúculas orgânicas na sua casa, pode plantar em vaso ou floreira que dá certo também.

Sempre que aparecer uma folha da rúcula amarelada nas bordas, retire para não contaminar as demais. E, se as lagartas atacarem as rúculas, saiba o que fazer, clicando AQUI  usando  produtos não tóxicos que não poluem o ambiente e nem a sua saúde.

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter