Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Você quer uma receita de saúde e bem estar?  Plante couve-manteiga e hortelã no jardim de casa ou em vasos e floreiras na sacada ensolarada do apartamento.  Com estes dois vegetais, dá para fazer suco verde sem agrotóxicos e com custo zero. Estas espécies são resistentes, de fácil crescimento e não ocupam muito espaço. Você precisa de sol direto e local arejado.

  Mentha  - Hortelã

Mentha  spicata- Hortelã Foto: Wikimedia

Você precisa de um local com sol por 6h por dia, no mínimo  para os vasos/floreiras de sol direto e ar. Definido o local, você vai precisar de composto orgânico (terra) de boa qualidade e vaso ou floreira de 20 cm de profundidade e largura, no mínimo. Plante a couve e a hortelã  em mudas, regue em dias alternados e em algumas semanas você estará colhendo estes vegetais frescos e sem agrotóxicos na sua casa!

 Couve manteiga

Couve manteiga Foto: Helena Schanzer –

A receita do suco verde é simples: Lave 3 folhas de couve manteiga, coloque no liquificador sem a parte grossa do talo, coloque um punhado de folhas de hortelã, gelo e 1 copo de água ou de água de côco.  Bata por uns minutos e saúde!

suco verde de couve e hortelã

Suco verde Foto: Pixabay

A couve e a hortelã são bem adaptadas ao clima frio e ao calor também. Gostam de solo bem drenado e regas em dias alternados. Plante a couve no centro do vaso e as hortelãs na volta. A foto abaixo mostra uma hortinha com floreiras onde se plantou temperos. Dá para fazer igual com couve manteiga e hortelã.  Sabia que hortelã se faz muda com um pedaço da raíz? Mas isto já é assunto para outro Post.

Foto: Helena Schanzer

Hortinha by Helena Schanzer em floreiras com temperos. Dá para fazer com couve e hortelã

 

Dica: Você encontra mudas de couve manteiga e  hortelã para fazer sua horta no http://souvegetariano.com  em produtores.

Dica 2: Fique ligado porque lagartas adoram comer couves-manteigas. Como acabar com elas sem venenos vou contar em lagartas   !

Dica 3: Use luvas de borracha ou látex para mexer no solo/terra/composto para evitar a contaminação das unhas com os fungos que fazem parte da microvida do solo e da terra e com toxoplasmose.

Veja também:

Dicas de árvores com flores e perfumadas para plantar

Jardins verticais são soluções incríveis

Projetos de jardins: Cobertura com varanda gourmet

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter