Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

É bem fácil cultivar árvores frutíferas e temperos em vasos.  Basta ter uma sacada ou cobertura com sol. Estas plantas precisam de sol  pelo menos 6 horas/dia. Aqui vou mostrar dicas e as etapas para plantar um vaso com mudas de limoeiro, hortelã, manjericão e os materiais necessários. Esta é um idéia legal para dar de presente, dura muitos anos e ainda rende limonadas, caipirinhas, sucos saudáveis e sem agrotóxicos. É bem simples de fazer.

plantio de limoeiro em vaso com hortelã e temperos

Foto: Helena Schanzer  – Plantando limoeiro, hortelã e manjericão roxo com a pá de jardinagem


Você vai precisar de pá de jardinagem, luvas e os seguintes materiais para plantio do vaso (diametro de 0,40 mt mínimo) muda de limoeiro, mudas de hortelã e de manjericão roxo que são encontrados nas floriculturas ou supermercados. Sempre compre mudas de viveiristas certificados, isentas de pragas e doenças, bem  formadas e embaladas.



Com os materiais e as plantas à mão,  a primeira etapa é preparar a drenagem do vaso, olhe o passo a passo:


Depois que o vaso estiver com uma camada de terra, preparado para receber a muda da árvore de limão- tahiti (Citrus limon), é o momento de preparar o torrão.  Pode-se plantar a muda com este pano de algodão envolvendo o torrão. Eu não gosto, porque demora para se decompor, prefiro retirar delicadamente para não desmanchar o torrão e deixar a terra em contato com substrato. Se deixar o pano, retire as amarras de fio porque não se decompõe.  No inverno, encontra-se a muda neste tipo de embalagem: torrão com raízes embaladas em pano, porque as mudas de cítricos podem ser comercializadas e plantadas desta forma. Para plantar em qualquer época do ano, a muda é embalada em pote plástico com terra. O prato do vaso não é necessário e assim se evita que fique com água acumulada podendo ocasionar  a dengue.



Com a muda de limão plantada, vamos plantar os temperos na volta. Teremos que retirar um pouco da terra para ter espaço para os temperos como a hortelã e o manjericão roxo. Retirar as mudas da embalagem plástica e plantar na terra na volta do torrão do limoeiro. Completar com terra  até cobrir as mudas. Na primeira vez, regar  até sair água do vaso. A rega para manutenção deve ser feita quando a terra estiver começando  a ficar seca.