Saiba como plantar árvores frutíferas na sacada de apartamento

Sabia que é possível cultivar árvores frutíferas na sacada e cobertura de um apartamento? E colher os frutos do pé? Dá uma energia incrível para a casa. A condição básica é que as plantas recebam sol o dia todo (ou pelo menos 6 hr). Neste apartamento que fiz o projeto do jardim, foram plantadas diversas frutíferas nas sacadas em vasos grandes de plástico: Lichia, videira (uva), bergamoteira, laranjinha-do-japão (Kunquat) e limão siciliano. Veja neste link o passo a passo para plantar  frutíferas em vaso.

bergamoteira em vaso
Foto: Helena Schanzer – bergamoteira em vaso e gerânios

As árvores frutíferas foram plantadas em vasos de plástico cor marrom.  Estes vasos são leves e resistentes, fáceis de manusear. Para que se desenvolvam, é importante que os vasos sejam grandes para que as raízes tenham espaço para crescerem e a árvore frutificar. Uma mistura de plantas que fica legal é plantar no mesmo vaso uma muda já grande de bergamoteira e mudas de gerânios e hortelã como forrações, olha a foto abaixo. Quando plantamos forrações verdes no vaso, estamos protegendo a terra do impacto da chuva e de aquecer ao sol. Ao mesmo tempo que a forração verde do vaso contribui para diminuir a evaporação da água da rega. E fica mais bonito!

bergamota  e geranio e ceu
Foto: Helena Schanzer – bergamoteira em vaso e geranios
laranjinha do japão
Foto: Helena Schanzer – laranjinha do japão em vaso e gerânios
kunquat - paisagismo em cobertura de apartamento jardim
Foto: Helena Schanzer – laranjinha do japão em vaso e gerânios

Na imagem a seguir vemos as árvores frutíferas  Lichia com videira ( uva) e limão siciliano em vasos na sacada. E para completar o acabamento do vaso, plantei mudas de hortelã.

lichia e limão siciliano paisagismo em cobertura de apartamento jardim
Foto: Helena Schanzer – árvores frutíferas Lichia com videira ( uva) e limão siciliano em vasos na sacada.

 

Gostou da idéia?  São 5 frutas para colher do pé: uva, bergamota, limão-siciliano, laranjinha-do-japão e lichia. Dá uma olhada como são estes frutos na galeria de fotos a seguir.

 

 

2 ideias sobre “Saiba como plantar árvores frutíferas na sacada de apartamento”

  1. Olá Edgard, Que ótimo que você gostou! Continue nos dando feedback para aprimorarmos nosso Blog! abraços,
    Equipe Blog Jardim de Helena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *