Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Este projeto de paisagismo foi desenvolvido com uma abordagem de sustentabilidade ambiental. As árvores nativas existentes no terreno foram preservadas e por isto, o entorno da edificação tem um pequeno bosque com pitangueiras, cerejeira nativa, araticum e outras árvores nativas, inclusive, uma Araucária. O prédio é comercial e fica perto do aeroporto, em uma zona pouco arborizada.

São inúmeras árvores nativas no jardim, e o paisagismo propôs o plantio de diversas plantas de espécies nativas.  Além disso, o jardim tem muitos bancos para que os colaboradores desfrutem desta área verde nos intervalos do trabalho.

A implantação foi em 2011.  Hoje, o cliente pretende obter a Certificação de Sustentabilidade Ambiental da prefeitura de Porto Alegre. Para isto, devemos demonstrar que as ações e práticas de sustentabilidade no âmbito do paisagismo e da natureza local apresentadas abordam a conservação da biodiversidade local, o uso da água, resíduos oriundos do jardim e a humanização das edificações e dos espaços urbanos.

Tendo em vista que o projeto de paisagismo seguiu, na época, os princípios de sustentabilidade, estes requisitos irão obter pontuação máxima.

O Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental traduz uma política pública de iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de reconhecimento e comprovação concedidos a empreendimentos que adotam medidas que contribuam para a redução dos impactos ambientais. São diversas equipes para atender cada requisito exigido pelo selo verde.