Quer ter flores sempre em vasos e no jardim? Cultive gerânios

Gerânios são flores fáceis de cultivar tanto em vasos como no jardim.  A única exigência é sol, muito sol. E claro, regar de vez em quando.  Estas plantas não gostam de muita umidade e nem de muita água.  Preferem um  substrato*  bem drenado, arenoso e com composto orgânico na mistura. Para que floresça em abundancia é bom adubar de vez em quando. A dica para estar sempre florido é simples: retire sempre as flores que forem secando.  E outra dica: adube de 15 em 15 dias com  um adubo líquido específico para floração.

 Geranios eretos cor vermelha
Foto: Pixabay – Geranios eretos cor vermelha

Existem diversas variedades de gerânios (Pelargonium sp.) de várias cores, formato de flores, de porte ereto ou pendente (para usar em floreiras).  Gerânios não gostam de solos encharcados, por isto menos água é mais para estas plantas. Preferem solos secos entre as regas. O solo úmido desencadeia o aparecimento de bactérias e fungos causando o aparecimento de doenças (surgem manchas amarelas e marrom nas folhas). Se isto acontecer, diminua a água e retira as folhas com manchas.

geranium- pixabay  rosa
Foto: Pixabay – Geranios eretos cor rosa
geranium-141553_1280 pioxabay
Foto: Pixabay – Geranios eretos cor vermelha
pixabay geranio branco
Foto: Pixabay – Geranios eretos cor branco
pixabay ger
Foto: Pixabay – Geranios eretos cor rosa
edelgeranie-680846_1280 pixabay
Foto: Pixabay – Geranios – centro da flor

* Substrato: é a mistura que fazemos para plantar em vasos, floreiras ou direto no solo do jardim. E o que se mistura no substrato?  Coloca-se nesta mistura materiais para dar condições que a planta se desenvolva, cada um deles na proporção  determinada. São eles: areia, composto orgânico, casca de côco, casca de pinus, humus de minhoca,  calcário, fosfato, cinasita, vermiculita, adubos granulados.  Cada espécie de planta possui uma necessidade especifica e o substrato deve atendê-las para que a planta se desenvolva e dê flores e frutos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *