Veja como as flores das plantas se transformam em frutas

Conversando com amigos, percebi que muitos deles não se davam conta que o fruto de uma árvore frutífera se forma através da flor dela!  Esta é a mágica da natureza. Nas plantas que possuem flores hermafroditas acontece da seguinte forma: a flor atrai o inseto polinizador através do aroma,  cores e formatos. Para polinizar a flor, o inseto ao pousar faz com que o pólen que fica na ponta do estame – órgão masculino da flor,  caia no pistilo -orgão feminino da flor. Assim a flor  “engravida”. Por isto a polinização das flores através de insetos  é tão importante para o ecossistema.  Então a flor fecundada perde as pétalas e vai engordando até virar um  fruto ou uma fruta.  Mostro para vocês o exemplo da laranja: a flor  da árvore laranjeira, Citrus sinensis:

oranges- laranjeira flores e frutos
Laranjeira: flores e frutos         Foto: Pixabay

As flores da laranjeira possuem um aroma maravilhoso. As flores são usadas para fazer águas aromatizadas. Quando polinizadas, viram laranjas!

flor  laranjeira
Detalhe flor laranjeira: observe os estames e pistilo Foto: Helena Schanzer

A planta da laranjeira possui  óleos com essências aromáticas nas suas células: casca fruto, folhas, flores  ( e toda família dos cítricos) e é muito usada na aromaterapia e gastronomia.

fruto se formando
Fruto da laranja se formando – foto : Helena Schanzer

 

orange-tree-272624_1280

 

 

Uma ideia sobre “Veja como as flores das plantas se transformam em frutas”

  1. É por isso que os insetos são agentes importantes na natureza. Abelhas principalmente, e nao menos importantes os outros é claro, contribuem para a formação e o constante rejuvenescer da Terra e seus frutos. Pena que as grandes corporações que produzem pesticidas, criam produtos que acabam com os insetos, etc. Por isso, viva os organicos e biodinâmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *