Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Você nunca plantou nem um pé de alface, mas adoraria ter suas plantas. Então, este post é para você!

Para começar, saiba o que a planta precisa para viver:

1. Terra/solo/substrato: é onde a planta tem o suporte para se desenvolver, onde as raízes irão crescer e captar os nutrientes que serão fornecidos pelo composto organico/adubação.

limpa gar

Foto: Helena Schanzer – Flor da planta chamada: Limpa – garrafa ou Grevílea

 

2. Água: a planta para crescer e realizar a fotossíntese precisa de água e de luz solar. Então, deve fornecer água e  o ponto de água deve está próximo da planta para facilitar.

SOBRINHO REGANDO O JARDIM DE HELENA

Foto: Helena Schanzer – Pense como vai molhar as plantas

3.  A Planta:   verifique o tamanho dela quando adulta e o espaço que dispõe. Veja qual espécie de planta que você gosta, se cresce no sol ou na sombra.  E pense no tempo que voce dispõe para cuidar.  Nas floriculturas compram-se mudas de plantas  em diversos tamanhos para jardins, hortas e pomares.  Compre uma muda de planta saudável que você conheça a procedência (boas sementes garantem plantas bem desenvolvidas e livre de patógenos).  A horta pode ser feita com sementes, porém demora uns meses a mais para a colheita.

muda  jasmim azoricum

Foto: Helena Schanzer – mudas de plantas trepadeiras de jasmim na floricultura

4. Sol: fundamental para a fotossintese da planta. Para as plantas adaptadas à meia sombra, basta a  luminosidade.

DSC08307

Foto: Helena Schanzer – Para cultivar tomates precisa de sol direto

5. Ar :  a planta precisa de ventilação, de ar para viver – no solo também precisa ter microporos de ar para que não seja um solo enxarcado e sim drenado.

Foto: Helena Schanzer - Flor da Streliza augusta

Foto: Helena Schanzer – Flor da Streliza augusta

6. Onde pretendo plantar?  no solo direto ou em um vaso ou floreira? E o peso  do vaso ou floreira, a estrutura do local prevê?

SICREDI - telhado verde

Foto e jardim by Helena Schanzer – Floreira sobre laje de concreto com plantio de palmeiras – Jardins do Centro Administrativo do Sicredi -Porto Alegre -RS

7. Se for em vaso ou floreira, tem que fazer drenagem, que nada mais é que uma camada de brita ou de sinasita ou de isopor para a água passar.

8. Equipamentos para plantar: pá de jardineiro, regador, mangueira, luvas, irrigadores, tesoura de poda, entre outros.

Cuidados: molhar quando o solo estiver seco e conforme a necessidade da espécie da planta, adubar para repor os nutrientes absorvidos pela planta e observar sempre as folhas se estão verdes, inteiras ou mordidas, pode ser algum inseto (lagarta, formiga, gafanhoto)  atacando ou uma doença ( bactéria, virus ou fungo).  Mãos à obra e boa sorte!