Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

A fábrica de celulose CMPC, Celulose Riograndense, em Guaíba (antiga Riocell) foi ampliada recentemente e passou a produzir mais resíduos. Os resíduos industrais deste processo são transformados em compostos orgânicos usados como fertilizantes. A jornalista Patricia Comunello, do Jornal do Comércio fez uma reportagem bem interessante mostrando todas as etapas.  Para mostrar a etapa final quando este fertilizante é usado nos jardins, a jornalista e o engenheiro agrônomo João Teixeira, da equipe da Vida produtos biológicos, empresa que faz a compostagem do resíduo,  fizeram uma reportagem sobre um jardim residencial feito por mim há uns 7 anos.

helena e patricia

Sobre o telhado verde com jardim

Este jardim foi feito sobre uma laje de concreto, telhado verde,  onde o produto usado como “terra”  foi elaborado com o composto orgânico e cascas de eucalipto. Este composto orgânico, também chamado de fertilizante orgânico é resultante do tratamento de resíduos orgânicos do processo da fabricação de celulose. Para saber mais, aguarde o post que publicarei na próxima semana com a reportagem completa sobre todo o processo de compostagem do liquor da celulose em tanques gigantes em Eldorado do Sul até o fertilizante orgânico que é usado no jardim da cobertura verde da casa. Mostrarei um jardim criado sobre laje de concreto com este material e onde se cultivam temperos, frutíferas e plantas nativas que atraem beija flores.

composto organico

Composto ou fertilizante orgânico para ser usado no jardim descarregado por caminhão – Foto: Helena Schanzer

Neste jardim foi usado exclusivamente este fertilizante orgânico, chamado de humoativo, misturado com cascas de eucalipto. Isto porque as cascas da árvore demoram mais tempo para se decompor, o que resulta num substrato que vai durar mais tempo.

Quer ver o passo a passo da execução deste jardim sobre a laje de concreto,  veja AQUI

 

Veja AQUI uma varanda Gourmet com hortinha e temperos

Plante chás calmantes como o cidró, veja AQUI

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter