Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Existem diversas plantas consideradas ervas medicinais por possuirem óleos essências ou extratos com princípios calmantes como por exemplo o cidró, a erva-cidreira, a melissa, a lavanda e o maracujá. Nesta época do ano de correria e estresse para finalizar tudo antes da virada do ano, nada melhor que produtos naturais para dar uma relaxada. Sem contra-indicações, você pode tomar chá das folhas das plantas, fazer suco do fruto do maracujá e sachê perfumado de lavanda. Estas plantas são de fácil cultivo no jardim ou na sacada do apartamento, o que não pode faltar é sol!

Lavanda: Lavandula oficinallis: o óleo extraído da planta tem aroma maravilhoso e propriedades calmantes. Se extrai óleos essenciais para diversos fins, além da aromatização e sachês das flores secas. Recomendação: adicionar a essência de lavanda no seu banho de imersão morno ou quente (se for antes de dormir, muito melhor!) ou aromatizar o quarto e a cama.

     lavender

Foto Pixabay – lavanda

Cidró ou capim limão – Cymbopogon citratus–  parece um capim com folhas com aroma de limão. O chá das folhas tem propriedades relaxantes.

cidró foto pixabay

Erva cidreira – Aloysia triphylla– é um pequeno arbusto com folhas perfumadas que se faz um chá das folhas bem calmante.

Aloysia triphylla – erva cidreira – Foto:Pixabay

Melissa –  Melissa officinalis – Forração  muito parecida com a hortelã. Se faz chá das folhas.

melissa pixabay

melissa Foto: Pixabay

Maracujá – Passiflora alata  – É uma planta trepadeira,  se faz  chá das folhas que tem propriedades  calmantes. A passiflorina presente no fruto que é usado para fazer suco para relaxar. Se faz xarope também do suco. A flor do maracujá é uma atração a parte, é linda!

passion-flower-191583_1280

Foto: Pixabay

 

Fruto do maracujá

Fruto do maracujá- Foto: Pixabay

 

Atenção: conheça a planta que você vai fazer chá porque existem muitas plantas tóxicas.

Saiba mais em:  Plantas venenosas são mais comuns do que você imagina!

 

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter