Plantas venenosas são mais comuns do que você imagina!

Existem muitas plantas tóxicas nos jardins, parques e áreas verdes. Muitas delas tem flores lindas, super atrativas e são cultivadas devido a sua beleza. Para planejadores de jardins, praças e áreas verdes é fundamental ter conhecimento sobre a toxicidade das espécies cultivadas. No caso de jardins que crianças frequentam, esta informação é básica. Plantas tóxicas ou venenosas são aquelas que por contato, ingestão ou inalação provocam danos à saúde do homem ou dos animais, podendo inclusive levá-los à morte. Vou mostrar algumas delas para vocês conhecerem. Por exemplo, as plantas do gênero Rododendro, que inclui as azaleias:

azaleas
Azalea indica – azaléa foto: Helena Schanzer

Jamais podemos plantar  espécies venenosas como a espirradeira, lantana, antúrio, glicinia ou a dedaleira em uma praça infantil ou playground. É importante ensinar as crianças a não colocarem bolinhas e pedaços de planta na boca, explicar a elas que podem ser venenosas. Muitas plantas tem bolinhas vermelhas como sementes que são bem atrativas para crianças pequenas e curiosas. O que torna uma planta tóxica ou venenosa são os alcalóides ou princípios  ativos que a planta possui nas flores, folhas, raízes, sementes e frutos. Precisamos conhecer as plantas para cultivá-las. Os princípios tóxicos da planta estão concentrados em uma parte ou outra, variando de acordo com a espécie da planta e as condições de cultivo, do solo e do sol.

Exótica e exuberante, o antúrio é uma planta altamente tóxica. Quando ingerida por humanos, pode causar lesões na boca, faringe e laringe, vômito, dificuldade de engolir e asfixia.

anturio vermelho
Anthurium sp. – anturio vermelho – Foto: Helena Schanzer

Antes de colocar qualquer planta, flor, semente ou fruto na boca, devemos conhecer a espécie que pretendemos  ingerir. Uma planta venenosa ao ser tocada ou ingerida, pode causar alergia, irritação na pele e reações que podem ser letais. A Digitalis purpúrea é uma planta venenosa de porte de forração com uma haste longa com flores rosas lindas e tóxicas, super ornamentais, bem adaptadas a nosso clima da serra gaúcha. O princípio ativo é usado para remédios cardíacos.

Digitalis  purpúrea - Foto: Pixabay
Digitalis purpúrea – Foto: Pixabay

Os dados do site da Fiocruz sobre intoxicação de crianças pequenas com plantas assustam. Sabiam que de cada dez casos de intoxicação por plantas tóxicas registradas no Brasil, seis ocorrem com crianças menores de 10 anos, e que 84% do total dessas intoxicações são acidentais? A falta de informação pode causar sérios danos à saúde. Reconhecer as plantas tóxicas mais freqüentes pode evitar muita dor de cabeça.  No site  vocês podem saber sobre as peculiaridades de oito belas espécies, que são as que mais causam intoxicações no país e que estão mais presentes no dia-a-dia: http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/media/plantas_toxicas.pdf

Outro site com mais plantas:  http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/zoonoses_intoxicacoes/plantas/Intoxicacoes_por_Plantas_Toxicas.pdf

Uma planta linda  que é venenosa: Wisteria sinensis – glicínia – todas partes das plantas são muito venenosas, inclusive as sementes.

 Wisteria sinensis – glicínia
Wisteria sinensis – glicínia

Outros exemplos de plantas venenosas:

Euphorbia milii - coroa de-espinho, coroa de cristo
Euphorbia milii -coroa de-espinho, coroa de cristo – Foto Helena Schanzer
Lantana camara - camaradinha
Lantana camara – camaradinha – Foto: Pixabay
nerium-oleander- Espirradeira
Nerium oleander – Espirradeira – Foto: Pixabay

 

Lantana camara - camaradinha
Lantana camara – camaradinha – Foto: Pixabay

Outras plantas com partes tóxicas:

CRISÂNTEMOS
Perigosas para cães e gatos, essas flores bonitinhas também podem causar intoxicação em seres humanos. Na maior parte das vezes, os sintomas são coceira e dermatite.
HORTÊNSIAS
O veneno da hortênsia pode causar convulsões, dores de barriga, vômitos e, em casos mais graves, coma. Essa não é a planta mais indicada para criar em lugares com animais e crianças pequenas.

Veja mais sobre plantas venenosas em:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150827_vert_earth_plantas_venenosas_ml.shtml

http://www.cit.rs.gov.br/images/stories/acidentes%20toxicos.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *