Alface hidropônico X alface orgânico, sabe a diferença?

Você sabe a diferença entre uma alface plantada com hidroponia e uma alface cultivada organicamente?  São tipos de cultivo de plantas, em geral hortaliças,  bem diferentes entre si.

Horta domestica
Horta domestica com cultivo orgânico – alfaces e rúculas na terra- Foto: Helena Schanzer

No cultivo orgânico as plantas são plantadas no solo, na terra e são nutridas através da adubação orgânica que é feita usando-se compostos orgânicos incorporados ao solo durante o cultivo. Compostos orgânicos são produtos oriundos da compostagem de resíduos animais, vegetais e/ou industriais.  Não se usam adubos químicos (tipo NPK granulado), nem inseticidas químicos, nem herbicidas. Para controlar pragas e doenças utilizam-se produtos atóxicos ao meio ambiente como defensivos naturais e controles biológicos ( fitossanitários). No cultivo orgânico se usam práticas como:  cobertura morta, diversidade de cultivos, rotação de culturas. Pode-se cultivar em estufas com terra.

Cultivo hidropônico de morangos – foto: Pixabay

A hidroponia é um sistema de cultivo de plantas em estufas que não usa o solo, nem a terra. As raízes das plantas ficam em suportes (por exemplo, canaletas plásticas), são cultivadas na água e alimentadas por soluções nutritivas fertilizantes adicionadas na água da irrigação. No cultivo hidropônico há um grande consumo de água potável.  A hidroponia é uma agricultura de precisão, é um sistema artificial onde tudo deve ser bem controlado, medido e dosado.

tomates em hidroponia
Tomates em hidroponia foto: Helena Schanzer

No cultivo hidropônico, a água deve ser de boa qualidade para que as soluções adicionadas para fertilizar as hortaliças atuem da maneira adequada.  As plantas são nutridas através de composto químico que é uma solução nutritiva com os 16 elementos químicos necessários ao crescimento da planta. Os principais elementos são o nitrogênio, potássio, fósforo, cobre, zinco, boro, silício, carbono, manganês, magnésio e oxigênio. Utiliza defensivos químicos para combater pragas e doenças, mas bem menos que na agricultura convencional. E, nada impede que se usem produtos naturais como defensivos na hidroponia.

beringelas em hidroponia
Beringelas em hidroponia foto: Helena Schanzer

A vantagem da hidroponia em relação à agricultura convencional e ao orgânico, é que na hidroponia a água é potável, tem que ser analisada. Já nos demais sistemas de cultivos, ninguém faz análise da água. Então, lembre disto na hora de lavar as folhas das hortaliças!!!

Veja AQUI uma varanda Gourmet com hortinha e temperos

Plante chás calmantes como o cidró, veja AQUI

 

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *