Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Você já imaginou colher uma fruta direto do pé na sua casa ou apartamento e sem agrotóxicos? A primeira coisa a se pensar é no espaço físico, além da luminosidade e posição solar e também os cuidados posteriores com a árvore.

Jabuticabeira em vaso modelo Laos da Tramontina

Para ter árvores frutíferas em casa ou em apartamento é necessário ter um espaço que caiba um vaso de aproximadamente meio metro de diâmetro, além da copa da árvore e sol direto por pelo menos 6h  por dia. Se for uma sacada ou cobertura de apartamento deve suportar o peso da planta com o  vaso.

Para plantar uma árvore ou arbusto frutífero comece pelo espaço que você dispõe e em função disto escolha a planta. Lembre-se do espaço para a estrutura aérea da árvore, que as raízes irão crescer e ocupar espaço. Depois escolha o vaso. O valor vai depender do material e do estilo. Pode ser de plástico, de cerâmica natural ou vitrificada, de cimento, concreto e ainda, reciclado, usando-se tinas de madeira, por exemplo. Para facilitar a movimentação do vaso coloque rodízios. As vantagens e desvantagens de cada tipo de vaso, fotos de modelos, além de dicas de plantio e drenagem você confere aqui. É importante consultar um engenheiro estrutural para garantir que a estrutura suporta o peso do vaso com a planta em sacadas ou coberturas de apartamento.

Fruto da jabuticabeira e flores no tronco

É fundamental que a planta receba sol, água e adubo para que floresça, frutifique e o fruto tenha nutrientes e água para se desenvolver até o ponto da colheita. Quando estiver maduro, é o momento de saborear a fruta!  Além de fornecer o fruto, ter uma árvore por perto traz mais benefícios: purifica o ar, fornece sombra melhorando a temperatura, humaniza o ambiente e proporciona bem estar na sua casa.

As espécies que se adaptam a vasos e conseguimos comprar preparadas em potes para este fim:

*Limão siciliano – Citrus limon – esta árvore de pequeno porte, de 3 a 6 metros de altura, de folhas perenes produz o limão que é muito usado na culinária. Este é o limão verdadeiro, sendo que a cultivar “Siciliano” é a mais plantada no Brasil. As flores são perfumadas. A casca do fruto é muito aromática e tem propriedades medicinais. Plante em vaso de pelo menos 50 centimetros de diâmetro ou direto na terra do jardim. Veja a dica de plantio aqui.

*Pitangueira – Eugenia uniflora – árvore nativa de pequeno porte.

Pode-se plantar em vaso outras frutas cítricas como limão tahiti, bergamoteira, laranjeira e a laranjinha do japão (kunkuat).

*Fonte: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Harry Lorenzi et al. São Paulo, Instituto Plantarum de estudos da flora.2006.

Veja como plantar  morangos  em casa

Aprenda a cultivar rúcula no apartamento

Qual a diferença entre hortaliça orgânica e uma hidropônica?