Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Você terminou de plantar o jardim, as plantas estão lindas e verdejantes. Vai dormir feliz por ter  plantado o jardim que sempre quis.  Só que acorda no outro dia e encontra somente o talo das suas plantas!  E uns restos de folhas no solo….  Bom dia!!! As formigas atacaram suas plantas durante a noite!  Calma,  porque (conforme a espécie vegetal) as plantas irão rebrotar. Mas tem que controlar as formigas porque senão as plantas não terão sossego.

Formigas -wikemedia

Foto:Wikimedia – Formigas cortadeira

Nos meses de março/abril e maio quando chega o outono, as formigas começam a armazenar comida para o inverno e trabalham intensamente durante à noite. A formiga que devora as plantas é a “cortadeira” –  pertence ao genero Atta e tem diversas espécies.

Foto: Wikimedia – formigas carregando folhas

 O controle dos formigas é feito usando-se iscas tóxicas que elas transportam para o ninho e intoxicam o formigueiro todo. Estes produtos são encontrados em floriculturas.  Importante é ter cuidado no manuseio com este veneno, seguindo as instruções da embalagem do produto. A isca não pode pegar umidade ( nem chuva, nem sereno) porque perde o efeito. Para isto, mantenha a isca em recipientes rasos e troque  por isca nova quando ficar umedecida.

wikimedia (2)

Foto: Wikimedia – Formigas cortadeiras