Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Criando jardins e áreas verdes para relaxar e cultivar plantas

Se falta espaço horizontal,  então podemos explorar as paredes criando um “Jardim vertical“.  Um dos paisagistas pioneiros na arte de criar jardins verticais é o francês Patrick Blanc. Patrick é um botânico francês que modernizou a idéia e já ganhou diversos prêmios por seus jardins verticais que humanizam e enfeitam muros e paredes nas principais capitais do mundo. Selecionei alguns jardins verticais projetados e executados por Patrick Blanc: ele inova e arrasa!

parede verde - jardim vertical - Greenwall

Foto: Pixabay – parede verde – jardim vertical

Existem diversos sistemas projetados para cultivar as plantas nas paredes e muros tornando-os verdes e floridos. O paisagista Patrick Blanc desenvolveu seu próprio sistema de jardim vertical bastante sofisticado com irrigação e fertiirrigação. O sistema consiste em fixar em uma parede que suporte a carga e uma estrutura metálica. Nesta estrutura é colocada uma placa de PVC 10 milímetros de espessura, no qual estão grampeados duas camadas de manta bidim com 3 milímetros de espessura. Estas camadas imitam musgos e apoiam as raízes das plantas. Uma rede de tubos controlados por válvulas fornece uma solução nutritiva que contém minerais dissolvidos necessários para o crescimento das plantas. O bidim é embebido por ação capilar com esta solução nutriente, que flui para baixo pela parede por gravidade. As raízes das plantas absorvem os nutrientes de que necessitam, e o excesso de água é recolhido na parte inferior da parede por uma tubulação antes de ser re-injetado na rede de tubos: o sistema funciona em circuito fechado. As espécies de plantas são escolhidas pela sua capacidade de crescer neste tipo de ambiente e em função da luz disponível. São espécies de forrações com sistema radicular rasteiro, como por exemplo as suculentas, ou plantas epífitas como orquídeas, samambaias, filodendros e bromélias.

Foto: Wikimedia commons  -  Musée du Quai Branly

Foto: Wikimedia commons – Musée du Quai Branly – Jardim vertical de Patrick Blanc

Na foto abaixo, se vê o muro verde feito por Patrick Blanc no arco da rotatória do Grand Théâtre de Provence, em Aix en Provence, de 2008, França.

Mur-végétal-Aix-by-Semepaaix-Own-work.-Licensed-under-CC-BY-SA-3.0-via-Wikimedia-Commons

Foto do Mur-végétal-Aix by Semepaaix-Own-work.- Licensed-under-CC-BY-SA-3.0-via-Wikimedia-Commons

Na foto abaixo, pode-se ver o botânico e artista Patrick Blanc, na sua obra no Centro comercial des quatre Temps (2006) em La Défense, Puteaux, Paris – França. Observe que o jardim vertical abaixo estava recém implantado, dá para ver as mudinhas crescendo do buraco no bidim (parece um feltro, na  cor cinza). Parece um bordado com plantas!

Foto: Wikimedia common

Foto: Wikimedia common – Patrick Blanc, Centre commercial des quatre Temps (2006), La Défense, Puteaux

Patrick_Blanc_Fondation_Cartier,_1991-94 (1)

Foto: Wikimedia common – Patrick_Blanc_Fondation_Cartier,_1991-94

Na foto abaixo pode-se ver o muro verde imenso do prédio Caixa Fórum  com o  Jardim vertical de Patrick Blanc. A Caixa Forum Madrid é um museu e centro cultural no Paseo do Prado em Madrid na Espanha.

My beautiful picture

Foto: Wikimedia common – predio Caixa fórum em Madrid Espanha – Jardim vertical de Patrick Blanc

Le_mur_végétal_(Musée_du_quai_Branly) Wikimedia commons

Foto: Wikimedia commons – Museu Le mur végétal (Musée du quai Branly) – Jardim de Patrick Blanc