Jardim vertical: conheça as paredes verdes de Patrick Blanc na França

Se falta espaço horizontal,  então podemos explorar as paredes criando um “Jardim vertical“.  Um dos paisagistas pioneiros na arte de criar jardins verticais é o francês Patrick Blanc. Patrick é um botânico francês que modernizou a idéia e já ganhou diversos prêmios por seus jardins verticais que humanizam e enfeitam muros e paredes nas principais capitais do mundo. Selecionei alguns jardins verticais projetados e executados por Patrick Blanc: ele inova e arrasa!

parede verde - jardim vertical - Greenwall

Foto: Pixabay – parede verde – jardim vertical

Existem diversos sistemas projetados para cultivar as plantas nas paredes e muros tornando-os verdes e floridos. O paisagista Patrick Blanc desenvolveu seu próprio sistema de jardim vertical bastante sofisticado com irrigação e fertiirrigação. O sistema consiste em fixar em uma parede que suporte a carga e uma estrutura metálica. Nesta estrutura é colocada uma placa de PVC 10 milímetros de espessura, no qual estão grampeados duas camadas de manta bidim com 3 milímetros de espessura. Estas camadas imitam musgos e apoiam as raízes das plantas. Uma rede de tubos controlados por válvulas fornece uma solução nutritiva que contém minerais dissolvidos necessários para o crescimento das plantas. O bidim é embebido por ação capilar com esta solução nutriente, que flui para baixo pela parede por gravidade. As raízes das plantas absorvem os nutrientes de que necessitam, e o excesso de água é recolhido na parte inferior da parede por uma tubulação antes de ser re-injetado na rede de tubos: o sistema funciona em circuito fechado. As espécies de plantas são escolhidas pela sua capacidade de crescer neste tipo de ambiente e em função da luz disponível. São espécies de forrações com sistema radicular rasteiro, como por exemplo as suculentas, ou plantas epífitas como orquídeas, samambaias, filodendros e bromélias.

Foto: Wikimedia commons  -  Musée du Quai Branly

Foto: Wikimedia commons – Musée du Quai Branly – Jardim vertical de Patrick Blanc

Na foto abaixo, se vê o muro verde feito por Patrick Blanc no arco da rotatória do Grand Théâtre de Provence, em Aix en Provence, de 2008, França.

Mur-végétal-Aix-by-Semepaaix-Own-work.-Licensed-under-CC-BY-SA-3.0-via-Wikimedia-Commons

Foto do Mur-végétal-Aix by Semepaaix-Own-work.- Licensed-under-CC-BY-SA-3.0-via-Wikimedia-Commons

Na foto abaixo, pode-se ver o botânico e artista Patrick Blanc, na sua obra no Centro comercial des quatre Temps (2006) em La Défense, Puteaux, Paris – França. Observe que o jardim vertical abaixo estava recém implantado, dá para ver as mudinhas crescendo do buraco no bidim (parece um feltro, na  cor cinza). Parece um bordado com plantas!

Foto: Wikimedia common

Foto: Wikimedia common – Patrick Blanc, Centre commercial des quatre Temps (2006), La Défense, Puteaux

Patrick_Blanc_Fondation_Cartier,_1991-94 (1)

Foto: Wikimedia common – Patrick_Blanc_Fondation_Cartier,_1991-94

Na foto abaixo pode-se ver o muro verde imenso do prédio Caixa Fórum  com o  Jardim vertical de Patrick Blanc. A Caixa Forum Madrid é um museu e centro cultural no Paseo do Prado em Madrid na Espanha.

My beautiful picture

Foto: Wikimedia common – predio Caixa fórum em Madrid Espanha – Jardim vertical de Patrick Blanc

Le_mur_végétal_(Musée_du_quai_Branly) Wikimedia commons

Foto: Wikimedia commons – Museu Le mur végétal (Musée du quai Branly) – Jardim de Patrick Blanc