A natureza preservada agradece: a praia do Rosa só tem a ganhar investindo na sustentabilidade ambiental. A praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina, está no centro da APA – Área de preservação ambiental da Baleia Franca que vêm acasalar e dar à luz no mar no período de junho à outubro. Além de ser uma APA, a praia do Rosa vem a ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A localidade de Imbituba possui um projeto de Plano Diretor baseado no Desenvolvimento Sustentável, no qual a praia do Rosa se insere.
Na década de 70, a paisagem natural da Praia do Rosa estava descaracterizada porque a mata atlântica havia sido substituída por plantações de mandioca, milho e outros culturas para subsistência da pequena população de pescadores locais. À partir dos anos 80 ocorreu um movimento de recuperação da mata atlântica na praia do Rosa. Com o crescimento da população local e do turismo, houve um redirecionamento ao longo dos anos para o turismo eco sustentável na região. A praia avançou na recuperação e preservação da mata atlântica e hoje, por incrível que pareça, tem mais mata nativa, árvores e plantas do que há algumas décadas atrás.
A praia do Rosa é um destino paradisíaco para quem curte a natureza, praia, mar, surf , esportes ao ar livre e na água. No verão e feriados, a população do local aumenta muito e os resíduos gerados aumentam na mesma proporção. Diante disto, são feitas fortes campanhas das associações locais em parceria com a prefeitura de Imbituba para conscientização da população para manter a praia limpa e preservar o meio ambiente. São 120 lixeiras recicláveis distribuídas pela praia com a campanha: “ Jogue limpo com a Praia do Rosa”, 4 garis mantidos pela associação na baixa temporada e na alta, são 15 garis para recolher o lixo e as bitucas de cigarro que os turistas deixam na areia da praia.
Curiosidades sutentáveis da praia do Rosa:
Resíduos:
1. Todo óleo utilizado e descartado nas cozinhas dos restaurantes é recolhido e um empresa busca para levar para uma central para reciclagem.
2. A maioria das pousadas faz separação de lixo orgânico e seco. A prefeitura de Imbituba começou este mês a fazer na praia do Rosa a coleta seletiva do lixo seco e orgânico.
3. A maioria das pousadas e restaurantes locais fazem a compostagem dos resíduos orgânicos da cozinha no próprio local. Depois, reusam o composto orgânico resultante nos jardins.
Parabéns iniciativa na preservação deste santuário(praia do rosa). Apoio esta iniciativa, face também os meus filhos estarem sempre por aí. Quero inseri-los nesta ação. Sou Biólogo. ab
Bom dia Heleno! Obrigada pelo apoio! A praia do Rosa é um paraíso! Continue nos acompanhando aqui no blog! Jardim de Helena