O Parque Maria Luisa situado em Sevilha, Espanha, é um jardim público e serve de exemplo como área verde bem cuidada de primeiro mundo. É o parque mais famoso da cidade e um dos seus pulmões verdes. O parque possui 34 hectares. O parque público foi aberto em 18 de abril de 1914 com o nome de Parque Urbano Infanta María Luisa Fernanda. O parque foi a residencia real até o ano de 1823, quando foi doado à cidade. No parque foram construídas as Plaza de Espanha e a Plaza de América por motivo da Exposição Ibero Americana de Sevilha em 1929, destacando-se como seus principais atrativos.
O Parque Maria Luisa é cercado e tem vários portões de acesso. Abre às 8 hr da manhã e fecha às 22 hr. No verão fica aberto até às 24 hr quando acontecem apresentações de jazz e cine-verão no parque. Tem policiamento de moto, de carro e à cavalo. Não acontecem crimes no Parque. O Parque foi declarado recentemente um bem de interesse cultural.
A Fonte de las Ranas ( Fonte das Rãs) data de 1914. Consiste de 8 rãs posicionadas na volta do espelho de água com um pato que descansa sobre uma tartaruga no centro. A água jorra pelas bocas dos sapos e do pato e dá nome ao local. A vegetação inclui belas árvores da espécie olmo ou ulmeiro (Ulmus minor).
Nas fotos a seguir podemos apreciar os diversos recantos do parque. Na época da floração da laranjeira, o aroma das flores exala pelo Parque, assim como dos jasmins espalhados pelos recantos. Muitas espécies tropicais do parque foram trazidas para a exposição ibero-americana.
Dá para conhecer o parque alugando uma bicicleta ou de carruagem! Dentro do parque funcionam 2 museus: Museu Arqueológico e Museu de Artes e Costumes Populares.
Dentro do Parque Maria Luisa está situada a Plaza de America que tem estilo clássico adornado por estátuas: formato geométrico, simétrico e com roseiras de diversas cores. As roseiras tem irrigação com gotejadores.
Coleção de roseiras na Plaza da América no parque: